Consultoria colaborativa no ensino superior, tendo por foco um estudante com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11655Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Consultoria colaborativa, Ensino superiorResumo
A área da Educação Especial tem natureza transversal, extrapolando, portanto, o estudante como único alvo. Suas ações devem incluir o docente como destinatário de formação específica, que deve ser continuada, flexível e se concretizar na prática diária da sala de aula. O presente relato de caso objetiva descrever os procedimentos de uma consultoria colaborativa realizada por um profissional especialista, em parceria com gestores universitários, com docentes de um curso superior de Matemática, tendo por foco um estudante com Transtorno do Espectro Autista. Foram aplicados ajustes nas estratégias de avaliação, incluindo: adequação linguística das questões e aceite de respostas orais, com apoio de solução no papel ou na lousa. O processo avaliativo foi registrado por meio de anotações, fotografias e gravações de áudio e vídeo. Ao final, as docentes relataram que foi determinante o uso das estratégias para avaliar a aprendizagem do estudante, considerando o insucesso em oportunidades anteriores.Downloads
Referências
APA. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-IV TR. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013.
ARAÚJO, L. S.; ALMEIDA, M. A. Contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Rev. Educação Especial, v. 27, n. 49, p. 3341-3352, maio/ago., 2014.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Centro de Documentação e Informação. Brasília: Edições Câmara, 2015.
CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. 300 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
CORRÊA-NETTO, M. M. F. A comunicação alternativa favorecendo a aprendizagem de crianças com autismo, Asperger e Angelman: formação continuada de profissionais de educação e saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
COSTAS, F. A. T. Acesso, acessibilidade e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior. In: PIECZKOWSKI, T. M. Z.; NAUJORKS, M. I. (Org.). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapeco: Argos, 2014.
FERRARI, J. B. Inclusão de um estudante autista no ensino superior, um relato de experiência na UFPR Litoral. In: 7.º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (CBEE), 2016. Anais... Disponível em: https://proceedings.galoa.com.br/trabalhos-publicados. Acesso em: 12 fev. 2017.
FONSECA, R. P.; PARENTE, M. A. M. P.; CÔTÉ, H.; SKA, B.; JOANETTE, Y. Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação: Bateria MAC. Barueri: Pró-Fono, 2008.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2016 – Notas Estatísticas. Brasil: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.
OMS. Organização Mundial da Saúde. CID-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.
SIEMS-MARCONDES, M. E. R. Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade. Rev. Inc. Soc., Brasília, v. 11, n. 1, p. 94-104, jun./dez., 2017.
VIEIRA, N. J. W.; SEVERO, A.; ALBERTANI, J. Inclusão no Ensino Superior: acesso e permanência dos alunos com deficiência na Universidade Federal de Santa Maria no período de 2010 a 2012. In: PIECZKOWSKI, T. M. Z.; NAUJORKS, M. I. (Org.). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó: Argos, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.