Raciocínio lógico, avaliação interativa e ludicidade no contexto da inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11674

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Raciocínio lógico, Avaliação interativa.

Resumo

O trabalho analisou o impacto de intervenções psicopedagógicas – via material concreto como a Caixa Lógico-Simbólica – sobre o raciocínio lógico de alunos com deficiência intelectual no contexto da inclusão. O recorte teórico baseou-se no conceito de zona de desenvolvimento proximal e na teoria da aprendizagem mediada. Metodologicamente, a pesquisa fundou-se na avaliação interativa que admite que a aprendizagem mediada e o estímulo à metacognição contribuem para a plasticidade cognitiva e a autorregulação dos alunos. Utilizando-se do método longitudinal um protocolo com atividades avaliou o raciocínio lógico em situações de pré e pós intervenções com o material da Caixa Lógico-Simbólica. O pré-teste revelou a predominância dos alunos no nível pré-operatório. O pós-teste demonstrou avanço nas habilidades lógicas nos testes da conservação, lógica de classes, sequências lógicas, interseção de classes, entre outras. O estudo apontou a eficácia de intervenções psicopedagógicas baseadas na avaliação interativa através do lúdico no raciocínio lógico em alunos com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Cristina Lucia Maia Coelho, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Professora Associada IV de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação e do curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

Cristiane Zago Sodré, Universidade federal Fluminense

Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF). Graduação em Letras/Literatura pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Educação Infantil e Anos iniciais do ensino fundamental. Professora de Atendimento de Educação Especializada (AEE) em sala de recurso multimídia  no Rio de Janeiro. 

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

COELHO, C. L. M.; SODRÉ, C. Z. Raciocínio lógico, avaliação interativa e ludicidade no contexto da inclusão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 470–484, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11674. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11674. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos