PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18572

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Prática Pedagógica, Criatividade, Inovação

Resumo

O artigo apresenta o estudo, de cunho bibliográfico, sobre a docência em Matemática em perspectiva criativa e inovadora. Por meio do levantamento de artigos sobre o ensino de Matemática publicados na Revista Ibero-Americana de Estudos sobre Educação, buscou-se identificar a função das práticas pedagógicas na ruptura de aversões ao componente curricular matemática. Das análises empreendidas, constatou-se como práticas de caráter criativo e inovador: (i) participação dos alunos na proposição de material didático; (ii) uso de jogos matemáticos, lousa digital interativa, materiais manipulativos e livros de literatura que permitam a problematização com situações reais do cotidiano dos alunos; (iii) uso de tecnologias assistivas de forma coletiva e colaborativa, favorecendo uma educação inclusiva. Constatou-se também que todos os artigos tratam de práticas no contexto do ensino de Matemática na Educação Básica, deixando a indagação de como as práticas ocorrem no Ensino Superior, no âmbito dos cursos de formação de professores.

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Biografia do Autor

Patricia Teixeira Tavano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal, Corumbá – MS – Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal, Corumbá – MS – Brasil.

Possui Doutorado em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP (2010). Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005). Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2002). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN), no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação/CPAN, nível Mestrado, em Corumbá, MS. Atuou como coordenadora do Curso de Pedagogia/CPAN no período de Abril/2010 a Junho/2011 e como Coordenadora de Gestão Acadêmica (COAC) do CPAN/UFMS nos períodos de Julho/2011 a Junho/2013, abril/2014 a dezembro/2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, alfabetização e letramento, articulando ensino, pesquisa e extensão.

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

TAVANO, P. T.; SAMBUGARI, M. R. do N. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024077, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18572. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18572. Acesso em: 27 jul. 2024.

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