PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18572Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Prática Pedagógica, Criatividade, InovaçãoResumo
O artigo apresenta o estudo, de cunho bibliográfico, sobre a docência em Matemática em perspectiva criativa e inovadora. Por meio do levantamento de artigos sobre o ensino de Matemática publicados na Revista Ibero-Americana de Estudos sobre Educação, buscou-se identificar a função das práticas pedagógicas na ruptura de aversões ao componente curricular matemática. Das análises empreendidas, constatou-se como práticas de caráter criativo e inovador: (i) participação dos alunos na proposição de material didático; (ii) uso de jogos matemáticos, lousa digital interativa, materiais manipulativos e livros de literatura que permitam a problematização com situações reais do cotidiano dos alunos; (iii) uso de tecnologias assistivas de forma coletiva e colaborativa, favorecendo uma educação inclusiva. Constatou-se também que todos os artigos tratam de práticas no contexto do ensino de Matemática na Educação Básica, deixando a indagação de como as práticas ocorrem no Ensino Superior, no âmbito dos cursos de formação de professores.
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