PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18572

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Prática Pedagógica, Criatividade, Inovação

Resumo

O artigo apresenta o estudo, de cunho bibliográfico, sobre a docência em Matemática em perspectiva criativa e inovadora. Por meio do levantamento de artigos sobre o ensino de Matemática publicados na Revista Ibero-Americana de Estudos sobre Educação, buscou-se identificar a função das práticas pedagógicas na ruptura de aversões ao componente curricular matemática. Das análises empreendidas, constatou-se como práticas de caráter criativo e inovador: (i) participação dos alunos na proposição de material didático; (ii) uso de jogos matemáticos, lousa digital interativa, materiais manipulativos e livros de literatura que permitam a problematização com situações reais do cotidiano dos alunos; (iii) uso de tecnologias assistivas de forma coletiva e colaborativa, favorecendo uma educação inclusiva. Constatou-se também que todos os artigos tratam de práticas no contexto do ensino de Matemática na Educação Básica, deixando a indagação de como as práticas ocorrem no Ensino Superior, no âmbito dos cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Teixeira Tavano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal, Corumbá – MS – Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal, Corumbá – MS – Brasil.

Possui Doutorado em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP (2010). Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005). Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2002). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN), no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação/CPAN, nível Mestrado, em Corumbá, MS. Atuou como coordenadora do Curso de Pedagogia/CPAN no período de Abril/2010 a Junho/2011 e como Coordenadora de Gestão Acadêmica (COAC) do CPAN/UFMS nos períodos de Julho/2011 a Junho/2013, abril/2014 a dezembro/2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, alfabetização e letramento, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Referências

AZEVEDO, F. A reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1932.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRAUN, J. R. R.; FIALHO, F. A. P.; GOMEZ, L. S. R. Aplicações da criatividade na educação brasileira. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 575-593, abr./jun. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v17n52/1981-416X-rde-17-52-575.pdf. Acesso em: 01 out. 2023.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.

FISCARELLI, S. H.; MORGADO, C. L.; FÉLIX, M. A. Objetos de aprendizagem e lousas digitais interativas: uma proposta de avaliação de objetos de aprendizagem para ensino de matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 1, p. 350–362, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8558. Acesso em: 1 out. 2023.

JEREMIAS, S. M. F.; GÓES, A. R. T.; HARACEMIV, S. M. C. Tecnologias assistivas no ensino e aprendizagem de matemática para estudante cego: investigando a presença do desenho universal e do desenho universal para aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 4, p. 3005–3019, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16064. Acesso em: 1 out. 2023.

LIMA, V. A. Matemática e afetividade: uma equação possível? In: LEITE, S. A. S. (org.). Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2018.

MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; RUTZ DA SILVA, S. de C.; SHIMAZAKI, E. M.; MACIEL PINHEIRO, N. A. Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 404–419, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8893. Acesso em: 1 out. 2023.

MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M.; SILVA, S. de C. R. da. O Soroban Dourado como instrumento mediador para a apropriação conceitual na deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 4, p. 3161–3176, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16073. Acesso em: 1 out. 2023.

MENEZES, L.; LOGAREZZI, A. J. M. A questão da qualidade do material didático de matemática na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 162–171, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/469. Acesso em: 1 out. 2023.

MOROSINI, M. C.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba, PR: CRV, 2021.

NEVES-PEREIRA, M. S.; ALENCAR, E. M. L. S. A Educação no século XXI e o seu papel na promoção da criatividade. Revista Psicologia e Educação On-Line, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://psicologiaeeducacao.ubi.pt/Ficheiros/ArtigosOnLine/2018N1/V1N1online/1.%20V1N1online2018.pdf. Acesso em: 01 out. 2023.

NUNES, T. A matemática na vida cotidiana: psicologia, matemática e educação. In: NUNES, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. (org.). Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez editora, 2011.

SILVA, A. W. J.; BRAGA, R. M.; GIORDANO, C. C. Contribuições do pensamento vygotskiano para a modelagem matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, p. 1681–1693, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15305. Acesso em: 1 out. 2023.

SOUZA, K. P. Q.; PINHO, M. J. Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1906-1923, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6636/6013. Acesso em: 03 out. 2023.

VILELA, D.; DORTA, D. Contribuições para compreender o que é desenvolver o raciocínio lógico dos alunos: estudo do livro Alice no país das maravilhas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 174–184, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2771. Acesso em: 1 out. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

TAVANO, P. T.; SAMBUGARI, M. R. do N. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024077, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18572. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18572. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.