EXPLORANDO EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18514

Palavras-chave:

Formação Inicial, Pedagogia, Ciências, Matemática, Experiência

Resumo

O texto em tela tem o objetivo de apresentar as análises realizadas a partir das práticas de ensino produzidas durante o ano de 2022 e 2023 junto as disciplinas de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências, A Criança e a Linguagem Matemática e Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática que se inserem na composição curricular de um curso de Pedagogia, na Região Norte do Brasil. Parte de uma pesquisa qualitativa, pautada no Campo dos Estudos Culturais, que permitem enquanto procedimento de análise e produção dos dados atuar com a análise cultural a partir de instrumento autoetnográfico. Por meio das vivências foi possível perceber que os caminhos na formação inicial são cambiantes, todavia, ao produzir experiências e por ela ser afetado, as possibilidades pedagógicas e reflexivas são potencializadas neste contexto. Nesse sentido, defendemos que criatividade e inovação sem experiência, sem a possibilidade de ser afetado, nada mais é do que a assimilação de informações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatha Daniel dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil.

Professor Adjunto no Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) na Faculdade de Educação (FACED). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM).

Rozane Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil.

Professora Adjunta no Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) na Faculdade de Educação (FACED). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM).

Vanessa da Conceição Nascimento Pereira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá – AM – Brasil.

Formada em Pedagogia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Referências

ALENCAR, E. S. de; CUNHA, A. C. da; JESUS, P. dos S. de. Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23794. Acesso em: 25 set. 2023.

BICUDO, M. A.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BORBA, R.; GUIMARÃES, G. (org.). Pesquisa e Atividades para o aprendizado matemático na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015.

CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

FERRO, L. L. de S.; ARRAIS, L. F. L.; MORAES, Silvia Pereira G. de. Linguagem Matemática e Literatura Infantil: em foco a organização do ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, Paraná, v. 10, n. 22, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6309. Acesso em: 24 ago. 2023.

ELLIS, C.; BOCHNER, A. P. Autoethnography, Personal Narrative, Reflexivity: researcher as Subject. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitive research. London: Sage Publication, 2000.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em: 24 ago. 2023

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

KIRCHOF, E. R.; WORTMANN, M. L.; COSTA, M. V. Apontamentos à guisa de introdução. In: KIRCHOF, E. R.; WORTMANN, M. L.; COSTA, M. V. (org.). Estudos culturais e educação: contigências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Ulbra, 2015.

REY, F. G. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SANTOS, W. R dos; GALLETTI, R. C. A. F. História do Ensino de Ciências no Brasil: Do Período Colonial aos Dias Atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39233. Acesso em: 10 set. 2023

SMOLE, K. S. A. Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

SANTOS, J. D. dos; ALVES, R. A.; PEREIRA, V. da C. N. EXPLORANDO EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024068, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18514. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18514. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.