Narrativas identitárias em experiência de transformação e desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11836

Palavras-chave:

Formação docente, Desenvolvimento profissional docente, Metamorfoses.

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre desenvolvimento profissional docente (DPD) a partir dos processos formativos e da constituição e socializações de narrativas identitárias de dois professores (Mariposa e Casulo) que participam do Grupo de Pesquisa Transformação de uma Universidade Pública Federal do Pará. A metodologia no estudo é de natureza qualitativa com uso de análise do conteúdo. Os dados são compostos pela análise de entrevista semiestruturada à práxis do planejamento de encontros dialogados durante um semestre letivo. Os resultados revelam que DPD, em Grupo de Estudo e Pesquisa apesar da singularidade de cada narrativa, apresentam pontos que se complementam na constituição da identidade tecendo a autotransformação de professores reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Jose Trindade da Rocha, Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (IEMCI/UFPA 2016/20) . Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química (UEPA - 2003), Licenciatura em Pedagogia (Unicesumar - 2018), Especialista em Metodologia Científica (UCAM/RJ - 2005), Especialista em Educação Social para Juventude (UEPA/UFPA - 2013), Mestrado em Ciência de la Educación pela Universidade Autonoma de Asunción (UAA - 2011), Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC/SP - 2015). Membro dos Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão (Trans)Formação e FormAção do IEMCI/UFPA. Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, 1989), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA, 2000), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005), Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP, 2009) , Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto, 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru) (2018 - 2019). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA-UFPA Castanhal) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências

Referências

ALTARUGIO, M. H. A posição subjetiva do formador na condução do processo reflexivo de professores de ciências. Tese de Doutorado. USP. Faculdade de Educação. São Paulo. 2007.

BEIJAARD, D.; Meijer, P.; Verloop, N. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, 20, 107–128, 2004.

BOLIVAR, A. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga: Aljibe. 2006.

DUBAR, C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educação e Sociedade, v.19, nº 62. Campinas, abril, p.1-9, 1998.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional e comunidades investigativas. In: DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, v.1, p. 570-590, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

GONÇALVES, T. V. O. Quanta ciência há no ensino de ciências. (Org.) Antonio Carlos Pavão e Denise de Freitas. Avaliação e cidadania no ensino de ciências. p. 261-272. São Carlos: EdUFSCar, 332p., 2008.

HARGREAVES, A., GOODSON, I. Teachers´professional lives: Aspirations and actualities. London: Falmer Press. 1996.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida professional de professores. In: Nóvoa, A. (org) Vida de professores. Porto Editora. 2000.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8ª.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LASKY, S. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, 21, 899-916, 2005.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, nº 8, p.722, jan.-abr. 2009.

MIZUKAMI, M. G. N.; et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 203p. 2010.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Traduzido por: Eloá Jacobina. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

PARENTE, A. G. L. Registro pessoal de discussões no Grupo de pesquisa Transformação. UFPA. IEMCI. PPGCEM. 2º Semestre 2016.

RODRIGUES, A.; ESTEVE, M. Análise de necessidades de formação como campo de investigação científica. Portugal: Porto, 1993.

SHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SOUZA, J. V. A. Dimensão normativa e desafios atuais dos cursos de licenciatura. In: (Org.) Formação de professores(as) e condição docente. José Valdir Alves de Souza et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

TERIGI, F. Desarrollo professional continuo y carrera docente en América Latina. Santiago de Chile: PREAL, Serie Documentos de trabajo, n. 50. 2007.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: As quatro etapas de uma aprendizagem/ Denise Vaillant, Carlos Marcelo. – 1. Ed. Curitiba: Ed. UFTPR, 2012.

Publicado

18/10/2019

Como Citar

ROCHA, C. J. T. da; MALHEIRO, J. M. da S. Narrativas identitárias em experiência de transformação e desenvolvimento profissional docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 986–1000, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11836. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos