O professor que ensina matemática nos anos iniciais: uma abertura ao contínuo acontecer histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.10894

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação inicial, Pedagogia, Anos iniciais.

Resumo

Este artigo apresenta aspectos históricos da formação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Numa perspectiva filosófica-hermenêutica, lança luz sobre significados atribuídos ao termo formação e, com as compreensões possibilitadas pelo estudo interpretativo-reflexivo, evidencia registros históricos à Pedagogia como lócus de formação acadêmica do professor dos Anos Iniciais. Pela descrição do que veio como herança da historicidade do curso de Pedagogia, o texto explicita entendimentos acerca do modo como a matemática se presentifica em tal graduação. Como síntese compreensiva, destaca que a Pedagogia permanecerá sempre em constituição, haja vista que a identidade do curso como formador do professor dos Anos Iniciais e, mais ainda, do professor de matemática, está a caminho, construindo-se, deixando em aberto possibilidades de a formação do professor se dar.

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Biografia do Autor

Luciane Ferreria Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da Universidade Federal do Paraná . Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática , Formação de Professores e Educação Profissional. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM).

Nelem Orlovski, Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Integrante dos grupos de pesquisa FEM e GEForProf. Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME).

Henrique Lidio, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Professor da Educação Básica.

Referências

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

MOCROSKY, L. F.; ORLOVSKI, N.; LIDIO, H. O professor que ensina matemática nos anos iniciais: uma abertura ao contínuo acontecer histórico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 221–236, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.10894. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10894. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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