Impacto do processo formativo na trajetória laboral de jovens mestrandos(as)
Necessidades de orientação educativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14539Palavras-chave:
Estudantes de Mestrado, Processo Formativo, Orientação EducativaResumo
A presente pesquisa objetivou analisar o impacto da formação continuada na trajetória laboral de jovens estudantes do Mestrado em Educação, de uma universidade comunitária no sul do Brasil, e as necessidades de orientação educativa. A metodologia foi de abordagem qualitativa e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado e entrevista individual. A técnica de análise foi sistematizada pela análise de conteúdo. As expectativas reforçam o desejo desses estudantes em investir na qualificação profissional, pois o projeto é alcançar um doutorado e a maioria quer prosseguir os estudos para futuramente se inserir como docente no ensino superior. A maior dificuldade anunciada pelos(as) mestrandos(as) foi a possibilidade de conciliar educação e trabalho, o que, às vezes, leva a pensar em abandonar o curso.
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