OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA FUTUROS ALFABETIZADORES
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18513Palavras-chave:
Aprendizado com significado, Ensino de Matemática, Formação de professores, Educação básica, Curso NormalResumo
O mundo está em constante transformação, e na educação, essa mudança é evidente. Os alunos evoluíram, a tecnologia avançou, e a metodologia de ensino de matemática precisa se adaptar para ser mais atrativa e dinâmica, visando à compreensão dos objetos matemáticos. Este artigo analisa as contribuições de oficinas no processo formativo do ensino de matemática para alunos do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória, PR, Brasil. As oficinas basearam-se em práticas de resolução de problemas, jogos, brinquedos e brincadeiras para promover uma aprendizagem significativa. A pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa e objetivo exploratório-descritivo, envolveu 21 estudantes. Os resultados foram satisfatórios, evidenciando a compreensão de metodologias para melhorar o entendimento dos conceitos matemáticos. Destaca-se a necessidade de continuidade do projeto para aprimorar a formação dos futuros professores/alfabetizadores.
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