OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA FUTUROS ALFABETIZADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18513

Palavras-chave:

Aprendizado com significado, Ensino de Matemática, Formação de professores, Educação básica, Curso Normal

Resumo

O mundo está em constante transformação, e na educação, essa mudança é evidente. Os alunos evoluíram, a tecnologia avançou, e a metodologia de ensino de matemática precisa se adaptar para ser mais atrativa e dinâmica, visando à compreensão dos objetos matemáticos. Este artigo analisa as contribuições de oficinas no processo formativo do ensino de matemática para alunos do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória, PR, Brasil. As oficinas basearam-se em práticas de resolução de problemas, jogos, brinquedos e brincadeiras para promover uma aprendizagem significativa. A pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa e objetivo exploratório-descritivo, envolveu 21 estudantes. Os resultados foram satisfatórios, evidenciando a compreensão de metodologias para melhorar o entendimento dos conceitos matemáticos. Destaca-se a necessidade de continuidade do projeto para aprimorar a formação dos futuros professores/alfabetizadores.

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Biografia do Autor

Cristiane Elizabeth Gabiec, Prefeitura Municipal de União da Vitória, União da Vitória – PR – Brasil.

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. União da Vitória – PR – Brasil. Mestre em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e professora da rede municipal de ensino de União da Vitória.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil.

Doutor. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

GABIEC, C. E.; BAADE, J. H. OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA FUTUROS ALFABETIZADORES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024067, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18513. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18513. Acesso em: 8 dez. 2024.