Comunidades de práticas como espaços de formação inicial na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11139

Palavras-chave:

Comunidades de prática, Formação de educadores, Educação popular, Educação de jovens e adultos.

Resumo

O artigo analisa as significações atribuídas à formação inicial em educação de jovens e adultos (EJA), desenvolvida por graduandos da Faculdade de Educação da UnB. Com base no conceito de Comunidades de Práticas, nas contribuições da educação popular e da perspectiva histórico-Cultural o texto reconstrói esta experiência por meio da análise de diários de bordo e relatórios elaborados pelos estudantes de graduação no período de 2013 a 2016, nas disciplinas Projeto 3 e 4, componentes do currículo de Pedagogia. O contato com os educandos da EJA e a reflexão na e sobre a prática educativa forja no graduando uma sensibilidade/compromisso em relação a essa realidade, por meio da pesquisa-ação, da vivência e do desenvolvimento de uma prática pedagógica pautada na escuta sensível e no diálogo. 

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Biografia do Autor

Maria Clarisse vieira, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

VIEIRA, M. C. Comunidades de práticas como espaços de formação inicial na educação de jovens e adultos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1015–1029, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11139. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11139. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos