A construção da pedagogia universitária da unipampa nos primeiros anos de criação - visão institucional
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.10092Palavras-chave:
UNIPAMPA, Desenvolvimento profissional docente, Pedagogia universitária.Resumo
Refere-se a uma investigação desenvolvida em 2015, que teve como objetivo compreender como se construiu a pedagogia universitária na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA nos primeiros anos de criação da Instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com finalidade descritiva e enfoque metodológico qualitativo. Um estudo de caso único. Foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta: Observação, pesquisa documental e entrevista “face a face e por pautas” com duas pessoas relevantes para a investigação, as quais participaram da gestão, no período analisado. Tais entrevistados foram denominados de E1 e E2. Para a análise dos dados, foi utilizado o software Nvivo. No desenvolvimento do processo realizou-se a análise de conteúdo, análise de discurso e triangulação de dados. O referencial teórico apresentado divide a pedagogia universitária em três categorias: A “organização e avaliação institucional, a formação universitária e o desenvolvimento profissional docente”. Na sequência, partindo-se das concepções apresentadas e referencial teórico indicado, assumiu-se a postura de que a pedagogia universitária é um campo do conhecimento específico, transdisciplinar e complexo que trata da formação em nível superior onde está envolvido o ensino, a formação docente e a instituição. Dessa forma, buscou-se verificar se a construção da pedagogia universitária na UNIPAMPA tinha correspondência com o estudo estabelecido. A investigação evidenciou que, apesar das dificuldades pontuadas, a Gestão Institucional e os documentos da Universidade demonstraram que a UNIPAMPA apresentou preocupação e construiu sua pedagogia universitária embasada nas três categorias de análise.Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. 7 ed. SP: Cortez, 2010.
BEHARES, L. E. Consideraciones sobre el sentido de las “pedagogías” y las “didácticas” universitarias, con especial referencia a la experienciauruguaya. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, V. 36, p. 337-350, 2011.
BOLZAN, D. P.V. Formação permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária. In: ISAIA, S. M. de.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. da R. (orgs). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. p. 131-147.
BROILO, C. L. Pedagogia Universitária: (re)visitando a assessoria pedagógica na universidade. In: MOREIRA, J. C. de.; MELLO, E. M. B.; COSTA, F. T. L. da. (Orgs). Pedagogia universitária: campo de conhecimento em construção. Cruz Alta: Unicruz, 2005. p. 428-447.
CUNHA, M. I. Pedagogia universitaria. In: MOROSINI, M. C. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário (v. 2, p. 351). POA: FAPERGS/RIES, 2006.
CUNHA, M. I. da. Inovações Pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I de (orgs). Pedagogia Universitária. SP: EDUSP, 2009. p. 211-235.
GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Ed. Porto LDA, 1999.
GIL, A. C. Estudo de Caso: fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados, como redigir o relatório. SP: Atlas S.A, 2009.
GUERRA, J. H. L. Proposta de um protocolo para o estudo de caso em pesquisas qualitativas. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 30, p. 1-13, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.
LEITE, D. Pedagogia Universitaria. In M.C. MOROSINI (Ed. chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário (v. 2, p. 57). POA: FAPERGS/RIES, 2006.
MACIEL, A. M. R. da. O processo Formativo do Professor no Ensino Superior: Em Busca de uma Ambiência (Trans) Formativa. In: ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. da R. (Orgs). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. p. 63-77.
MARTINS, G. de A. Estudo de Caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. SP: Atlas S.A, 2008.
MENIN, O. Pedagogia y Universidad: currículum, didáctica y evaluación. Rosário, Argentina: Homo Sapiens Ediciones, 2006.
MORIN, E. et al (orgs.). Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. SP: Cortez, 2007.
MOROSINI, M. C. (org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária, v. 1. POA: FAPERGS/RIES, 2003.
MOROSINI, M. C. (ed. chefe). Enciclopédia da Pedagogia Universitária, v. 2. Brasília: INEP/RIES, 2006.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino superior, v. I. São Paulo, Brasil: Cortez, 2002.
ROSSI, C. La construcción de la pedagogía universitaria en una nueva institución de enseñanza superior: un estudio de los tres primeros años de la creación de la Universidad Federal de Pampa – UNIPAMPA. 2016. 260f. Tese (Doutorado en Humanydades y Artes con Ênfase en Ciência de la educación) – Universidad Nacional de Rosario – UNR, Rosario, Argentina, 2016.
SANJURJO, L. Razones que fundamentannuestra mirada acerca de laformación em las prácticas. In L. Sanjurjo (org). Los dispositivos para La formación em las prácticas profesionales. Rosário/Argentina: Homo Sapiens Ediciones, 2009. p. 15-43.
SILVA, M. H. A. da; PEREZ, I. L. Docência no Ensino Superior. Curitiba, Brasil: IESDE Brasil S. A, 2009.
SOARES, S. R. Pedagogia Universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (orgs). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador, Brasil: DUFBA, 2009. ISBN 978-85-232-0565-2. [online] p. 93 -108
SOBRINHO, J. D. Avaliação Educativa: Produção de Sentidos com Valor de Formação. In: ISAIA, S. M. de.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. da R. (Orgs). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior. SM: Ed. da UFSM, 2009. p. 35-48.
TRIVIÑOS, A. N. S. A introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. SP: Atlas, 1987.
UNIPAMPA. Portaria nº 0745 de 13 de abril de 2010. Institui a estrutura organizacional da Universidade Federal do Pampa. Bagé, 2010.
UNIPAMPA. Projeto de Implementação Pedagógica 2010-2011, Bagé, junho de 2010. Disponível em: http://porteiras.r.UNIPAMPA.edu.br/portais/cap/files/2012/04/Projeto_Versao-Final-_.pdf. Acesso em: 05 ago. 2014.
UNIPAMPA. Fóruns das Áreas de Conhecimento (Documento de Apresentação). Bagé, 2012.
UNIPAMPA. Edital Nº 029/2008. Dispõe sobre Concurso Público para docente. Bagé, 2008. Disponível em: http://www.UNIPAMPA.edu.br/ portal/dmdocuments/edital292008_concurso.pdf. Acesso em: 18 nov. 2015.
UNIPAMPA. Edital Nº 36/2009. Dispõe sobre Concurso Público para docente. Bagé, 2009. Disponível em: http://www.UNIPAMPA.edu.br/ portal/dmdocuments/Edital36_2009_concurso_docente.pdf. Acesso em: 18 nov. 2015.
UNIPAMPA. PI - Projeto Institucional. Bagé, 2009.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. POA: Bookman editora, 2015.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.