O Soroban Dourado como instrumento mediador para a apropriação conceitual na deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16073Palavras-chave:
Ensino de matemática, Deficiência intelectual, Soroban, AprendizagemResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a utilização do material didático Soroban Dourado, desenvolvido como produção técnica de uma pesquisa de doutorado, como ferramenta auxiliar no ensino do uso do Soroban para estudantes com deficiência intelectual. A validação desse material deu-se por meio da pesquisa qualitativa, sendo utilizada como estratégia a pesquisa ação. O material foi utilizado por oito estudantes com deficiência intelectual que frequentavam o programa Educação de Jovens e Adultos de uma escola de educação especial. Os resultados revelaram que o uso do Soroban Dourado no processo de ensino promoveu a compreensão dos estudantes sobre a estrutura do Soroban, o entendimento dos princípios do sistema de numeração decimal como o valor posicional, agrupamentos de dez em dez e a aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados aos números e operações. Esses resultados evidenciam a importância de um ensino que considere as capacidades dos estudantes com essa deficiência e não suas limitações, assim como o fato de que todas as pessoas, independentemente, de qualquer condição, podem aprender e se desenvolver, desde que lhes sejam dadas as condições necessárias para isso no processo de ensino.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre, RS: Artmed. 2014.
BRASIL. Soroban: manual de técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual. Brasília, DF: MEC/SESP, 2012.
DONLAN, C.; WU, C. Procedural complexity underlies the efficiency advantage in abacus-based arithmetic development. Cognitive Development, n. 43, p. 14-24, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0885201416300582?via%3Dihub. Acesso em: 10 jan. 2021
ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Revista Educar, n. 16, p. 181-191, 2000. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2045. Acesso em: 10 jan. 2021.
FERNANDES, C. T. et al. A construção do conceito do número e o pré-soroban. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: pressupostos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
FREEMANN, N. Does the Japanese abacus improve underachieving children’s performance in mathematics? Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, v. 34, n. 3, p. 13-18, 2014. Disponível em: https://bsrlm.org.uk/wp-content/uploads/2016/02/BSRLM-IP-34-3-03.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
GALPERIN, P. Y. Acerca del lenguaje interno. In: ROJAS, L. Q; SOLOVIEVA, Y. Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2009a.
GALPERIN, P. Y. La dirección Del proceso de aprendizaje. In: ROJAS, L. Q.; SOLOVIEVA, Y. Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2009b.
GALPERIN, P. Y. La formación de las imágenes sensoriales y los conceptos. In: ROJAS, L. Q.; SOLOVIEVA, Y. Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2009c.
KOJIMA, T. The Japanese abacus: its use and theory. First Edition. Tokyo, Japan: Charles E. Tuttle Company, 1954.
MATOS, M. A. S. et al. Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 15, p. 932-947, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13509. Acesso em: 10 dez. 2020
OLIVEIRA, S. C. O soroban no ensino/aprendizagem da matemática na perspectiva de um aluno cego. Dissertação 2016. (Mestrado em Ensino Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
PASSOS-SANTOS, J. P.; SHIMAZAKI, E. M. Intervenção pedagógica por meio de jogos para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual. Interfaces da Educação, v. 11, n. 33, p. 544-563, 2020. Disponível em: periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4426. Acesso em: 10 fev. 2021.
SILVA, S. C. R.; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M. Discussões sobre a inclusão na formação inicial de professores de matemática. Revista Tecné, Episteme y Didáxis, n. extraordinário, p. 1680-1686, 2016. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/4815 Acesso em: 10 fev. 2021
SILVA, S. C. R.; MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M. La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas. Revista Acta Scientiarum, v. 40, e32310, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/issue/archive. Acesso em: 10 fev. 2021
SHEN, H. Teaching mental abacus calculation to students with mental retardation. The Journal of the International Association of Special Education, v. 7, n. 1, p. 56-66, 2006. Disponível em: eric.ed.gov/?id=EJ807853, Acesso em: 10 jan. 2020.
SOUZA FILHO, F. F. O soroban e sua aritmética. 2013. (Dissertação de Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, 2013.
TALIZINA, N. La formación de los conceptos matemáticos. In: TALIZINA, N. La formación de las habilidades del pensamiento matemático. México: Universidad Autónoma de San Luis Polosí, 2001
TALIZINA, N. La teoria de la actividad aplicada a la enseñanza. Puebla: 2009.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.
VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. da.; SHIMAZAKI, E. M. o soroban na formação inicial do professor de matemática. Revista Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 19-26, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/21988 Acesso em: 10 jan. 2021
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ícone, 2012. p. 103-117.
VIGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectologia. Obras Escogidas 5. Madrid: Visor, 1997.
VIGOTSKI, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas 3. Madrid: Visor. 2000.
VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y linguaje. Obras Escogidas2. Madri: Visor, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Elsa Midori Shimazaki, Sani de Carvalho Rutz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.