O Soroban Dourado como instrumento mediador para a apropriação conceitual na deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16073

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Deficiência intelectual, Soroban, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a utilização do material didático Soroban Dourado, desenvolvido como produção técnica de uma pesquisa de doutorado, como ferramenta auxiliar no ensino do uso do Soroban para estudantes com deficiência intelectual. A validação desse material deu-se por meio da pesquisa qualitativa, sendo utilizada como estratégia a pesquisa ação. O material foi utilizado por oito estudantes com deficiência intelectual que frequentavam o programa Educação de Jovens e Adultos de uma escola de educação especial. Os resultados revelaram que o uso do Soroban Dourado no processo de ensino promoveu a compreensão dos estudantes sobre a estrutura do Soroban, o entendimento dos princípios do sistema de numeração decimal como o valor posicional, agrupamentos de dez em dez e a aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados aos números e operações. Esses resultados evidenciam a importância de um ensino que considere as capacidades dos estudantes com essa deficiência e não suas limitações, assim como o fato de que todas as pessoas, independentemente, de qualquer condição, podem aprender e se desenvolver, desde que lhes sejam dadas as condições necessárias para isso no processo de ensino.

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Biografia do Autor

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil

Docente de Graduação e Pós-graduação em Promoção da Saúde

Elsa Midori Shimazaki, UNOESTE, Presidente Prudente – SP – Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UTFPR, Ponta Grossa -PR, Brasil

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; SHIMAZAKI, E. M.; SILVA, S. de C. R. da. O Soroban Dourado como instrumento mediador para a apropriação conceitual na deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 3161–3176, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.4.16073. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16073. Acesso em: 21 dez. 2024.