Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13509Palavras-chave:
Acessibilidade, Tecnologia assistiva, Sala de recursos multifuncionais, Inclusão escolar.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a acessibilidade e a tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais, através das pesquisas realizadas em escolas municipais de Manaus. Analisou-se as pesquisas de Batista (2015), Bruce (2015) e Nogueira (2017), que realizaram visitas em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas municipais de Manaus, com o objetivo de conhecer seus recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva utilizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Verifica-se que os estudos ganham força na medida em que se constituem em elementos que se propõem a trazer respostas positivas quanto à inclusão social e escolar de pessoas com deficiência. Este estudo revela que a disponibilização e uso desses materiais escolares e recursos pedagógicos adaptados podem significar a diferença entre o educando com deficiência poder ou não participar e aprender junto com os demais colegas de sala.
Financiamento:"Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)"
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