Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12205

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação infantil, Inclusão escolar.

Resumo

Apresentamos neste trabalho discussões sobre o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil em Manaus (AM), com ênfase na situação da acessibilidade. Para isso, apresentamos dados de alunos incluídos nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e exemplificamos a condição da acessibilidade em duas escolas. Assim, defendemos que a escola possui um papel importante, pois é um dos primeiros espaços de vivência pública da criança. No contexto da inclusão e do desenho universal espera-se que os espaços escolares sejam construídos levando em conta a sua possibilidade de utilização por todos os alunos.

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Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil. Professora Associada, Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF/FACED).

Danilo Batista de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil. Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil. Professora Assistente, Departamento de Educação Especial (FFC/UNESP).

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

MATOS, M. A. de S.; SOUZA, D. B. de; OLIVEIRA, J. P. de. Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 760–774, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12205. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12205. Acesso em: 19 mar. 2024.

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