Professores, tecnologias digitais e inclusão escolar: desafios da política de educação especial em um município brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15127

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Inclusão escolar, Educação especial

Resumo

Este artigo objetiva conhecer as concepções dos professores sobre o uso das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas, em um contexto de diversidade, em uma região do Brasil que implantou a política nacional de educação inclusiva. Os procedimentos metodológicos consistiram em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam em salas comuns e em salas de atendimento educacional especializado, com crianças na etapa de alfabetização. A escola se distingue por receber grande número de alunos da educação especial, por possuir um centro de especializado de apoio à inclusão, e atender alunos que tem o espanhol como língua materna, por localizar-se perto da fronteira entre Brasil e Bolívia.

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Biografia do Autor

Fabiane da Silva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMS).

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

FERREIRA, F. da S.; REBELO, A. S.; KASSAR, M. de C. M. Professores, tecnologias digitais e inclusão escolar: desafios da política de educação especial em um município brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1307–1324, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15127. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15127. Acesso em: 30 dez. 2024.

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