Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13509

Palavras-chave:

Acessibilidade, Tecnologia assistiva, Sala de recursos multifuncionais, Inclusão escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a acessibilidade e a tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais, através das pesquisas realizadas em escolas municipais de Manaus. Analisou-se as pesquisas de Batista (2015), Bruce (2015) e Nogueira (2017), que realizaram visitas em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas municipais de Manaus, com o objetivo de conhecer seus recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva utilizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Verifica-se que os estudos ganham força na medida em que se constituem em elementos que se propõem a trazer respostas positivas quanto à inclusão social e escolar de pessoas com deficiência. Este estudo revela que a disponibilização e uso desses materiais escolares e recursos pedagógicos adaptados podem significar a diferença entre o educando com deficiência poder ou não participar e aprender junto com os demais colegas de sala.

Financiamento:"Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Professora Associada, Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF/FACED).

Christiane Bruce dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

Danilo Batista de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

Referências

ALVES, A. C. de J. A tecnologia assistiva como recurso à inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. Orientadora: Thelma Simões Matsukura. 2009. 168 p. Dissertação de (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3010. Acesso em: 27 mar. 2020.

BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 17, n. esp. 1, p. 59-76, maio/ago. 2011. ISSN 1413-6538. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382011000400006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 mar. 2020.

BATISTA, C. P. Política Pública de Inclusão: atendimento de educandos com deficiência visual no município de Manaus/AM. Orientadora: Maria Almerinda de Souza Matos. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, 2015. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4878. Acesso em: 27 mar. 2020.

BERSCH, R. Design de um serviço de TA em escolas públicas. 2009. 230 p. Dissertação de (Mestrado em design). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 2009.

BERSCH. R. Introdução à Tecnologia Assistiva. In: Assistiva Tecnologia e Educação, 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acesso em: 10 dez. 2013.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 27 mar. 2020.

BRASIL. MEC. Decreto n. 7611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: MEC, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 27 mar. 2020.

BRASIL. MEC. Manual de Orientação: Programa de implementação de salas de recursos multifuncionais. Brasília, DF: MEC, 2010.

BRASIL. MEC. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.

BRASIL. MEC. Resolução n. 4/2009, de 2 de outubro de 2009. Brasília, DF: Edições Câmara, 2009.

BRUCE, C. da C. A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. Orientadora: Maria Almerinda de Souza Matos. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050. Acesso em: 27 mar. 2020.

DAMÁZIO, M. F. M. Metodologia do serviço do atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva na escola regular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 840-855, dez. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11916. Acesso em: 27 mar. 2020.

GALVÃO FILHO, T.A. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: Apropriação, demandas e perspectivas. Orientadora: Theresinha Guimarães Miranda. 2009. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10563. Acesso em: 27 mar. 2020.

GALVÃO FILHO. T.A. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da tecnologia assistiva. In: NUNES, L. R. d’O. de P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. de F. (Orgs). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2011.

GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; VITTA, F. C. F. 10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 711-715, dez. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11968. Acesso em: 27 mar. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/manaus/panorama. Acesso em: 19 fev 2020.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Tecnologia Assistiva nas Escolas. Recursos básicos de acessibilidade sociodigital para pessoas com deficiência. Instituo de Tecnologia Social (ITS Brasil), 2008. Disponível em: www.itsbrasil.org.br/.../Cartilha_Tecnologia_Assistiva_nas_escolas_-_Re. Acesso em: 26 abr. 2015.

MANTOAN, M. T. E.; BAPTISTA, M. I. S. D. Inovar para fazer acontecer: como estamos fortalecendo redes de apoio à educação inclusiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 763-777, dez. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11911. Acesso em: 27 mar. 2020.

MANZINI, E. J. Formação do professor para o uso de tecnologia assistiva. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 36, p. 11-32, jul./dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/7451. Acesso em:12 jul. 2014.

MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005, p. 82-86.

MANZINI. E. J. Jogos e recursos para a comunicação e ensino na educação especial. Marília: ABPEE, 2010.

MANZINI. E. J.; CORRÊA, P. M. Avaliação de Acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, 2014.

MATOS, M. A. de S.; SOUZA, D. B.; OLIVEIRA, J. P. de. Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 1, p. 760-744, abr. 2019. E-ISSN: 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12205. Acesso em: 13 fev. 2020.

NOGUEIRA, V. M. O uso da tecnologia assistiva como recurso de inclusão para alunos com deficiência dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Manaus/AM. 2017. Relatório Final PIB-SA/0144/2016 (PIBIC) – Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, 2017.

OLIVEIRA, C. D. de.; MILL, D. Acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, v. 11, n. 3, p.1169-1183, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8194. E-ISSN: 1982-5587. Acesso em: 13 fev. 2020.

ONOHARA, A. M. H.; SANTOS CRUZ, J. A.; MARIANO, M. L. Educação inclusiva: o trabalho pedagógico do professor para com o aluno autista no ensino fundamental I. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 20, n. 2, p. 289-304, jul./dez. 2018. ISSN 2594-8385. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12020. Acesso em: 27 mar. 2020.

ROCHA, A.N.D.C. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva na educação infantil. Orientadora: Débora Deliberato. 2010. 199 p. Dissertação de (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91211. Acesso em: 27 fez. 2020.

ROCHA. A.N.D.C. Recursos e Estratégias da tecnologia assistiva a partir do ensino colaborativo entre os profissionais da saúde e da educação. Orientadora: Débora Deliberato. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102193. Acesso em: 27 mar. 2020.

SANTOS, J. O. L. dos; MATOS, M. A. de S.; SADIM, G. P. T.; SILVA, J. R. A. da; FAIANCA, M. P. Atendimento educacional especializado: reflexões sobre a demanda de alunos matriculados e a oferta de salas de recursos multifuncionais na rede municipal de Manaus-AM. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 23, n. 3, p. 409-422, jul./set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300409&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 jan. 2020.

SARTORETTO, M. L. Os fundamentos da Educação Inclusiva. In: Assistiva Tecnologia e Educação, 2014. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acesso em: 01 ago. 2014.

SASSAKY, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SOUZA, C. Apresentação: estado e Políticas Públicas: de que estamos falando? Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 4, n. 1-2, p. 9-10, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/politica/article/view/34817. Acesso em: 1 dez. 2014.

Publicado

04/03/2020

Como Citar

MATOS, M. A. de S.; SANTOS, C. B. dos; SOUZA, D. B. de; SADIM, G. P. T. Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 932–947, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13509. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas