Inovar para fazer acontecer: como estamos fortalecendo redes de apoio à educação inclusiva

Maria Teresa Eglér Mantoan, Maria Isabel Sampaio Dias Baptista

Resumo


Diante dos desafios da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/MEC, 2018) propusemos e estamos desenvolvendo nestes 10 anos propostas inovadoras de formação de professores do ensino regular e especial. O caráter aberto e autônomo das iniciativas a serem apresentadas neste artigo traz inovações que condizem com o intuito da PNEEPEI no que diz respeito à autonomia do aprendiz/professor. Tais iniciativas têm demonstrado resultados animadores e consistentes, quando se trata de atingir um grande número de profissionais e interessados no assunto e podem ser uma alternativa para atender às necessidades de levar os conceitos e práticas que sustentam o ensino inclusivo aos mais distantes pontos deste país.

Palavras-chave


Formação de professores; Inclusão escolar; Ensino autônomo.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11911



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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