Inovar para fazer acontecer: como estamos fortalecendo redes de apoio à educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11911Palavras-chave:
Formação de professores, Inclusão escolar, Ensino autônomo.Resumo
Diante dos desafios da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/MEC, 2018) propusemos e estamos desenvolvendo nestes 10 anos propostas inovadoras de formação de professores do ensino regular e especial. O caráter aberto e autônomo das iniciativas a serem apresentadas neste artigo traz inovações que condizem com o intuito da PNEEPEI no que diz respeito à autonomia do aprendiz/professor. Tais iniciativas têm demonstrado resultados animadores e consistentes, quando se trata de atingir um grande número de profissionais e interessados no assunto e podem ser uma alternativa para atender às necessidades de levar os conceitos e práticas que sustentam o ensino inclusivo aos mais distantes pontos deste país.Downloads
Referências
BAPTISTA, M. I. S. D. Danças no TNR: movimentos de professores em formação continuada. 236f. Tese Doutorado (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
BARANAUSKAS, M. C. B.; MANTOAN, M. T. E. Redes Sociais e Autonomia Profissional: novos rumos para formação continuada a distância de professores de AEE. PROESP/CAPES, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
CAVALCANTE, B. M. A importância de uma rede social para o aperfeiçoamento continuado dos profissionais do atendimento educacional especializado. 179f. Dissertação (Mestradoem Educação), Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2010.
COUTO, M. Cronicando. 7 ed. Editorial Lisboa, 1991.
MANTOAN, M.T.E. (Org.). As escolas e suas transformações, a partir da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. Campinas, SP: Librum, 2014.
MANTOAN, M. T. E.; BARANAUSKAS, M. C. B. Relatório final PROESP/CAPES, 2014. Disponível em: http://erytheia.nied.unicamp.br:8081/interhad/publicacoes/reports/relatorio-final-projeto-proespcapes.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.
NASCIMENTO, D. R. B. O discurso de todos nós: um estudo sobre a rede social de formação continuada de professores todos nós em rede. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
PEREIRA, R. Rede de Autoridades e Apoio às Interações Sociais na Web: uma Abordagem Culturalmente Informada. Tese (Doutorado em Computação), Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
ROCHA, H.; BARANAUSKAS, C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003.