O papel da educação escolar na construção de conhecimento em tempos de domínio do mercado

Elita Betania de Andrade Martins

Resumo


O presente artigo é parte das reflexões que vêm sendo desenvolvidas em uma pesquisa intitulada “Que educação para que país?”, a qual tem por objetivo identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras, reconhecidas pelos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais como decorrentes das atuais políticas educacionais. Os estudos têm indicado um percurso de construção de uma proposta de educação para o país desenvolvida em meio a debates e conflitos em relação à forma de se construir uma sociedade e uma perspectiva de educação que a sustente. Neste debate, forças diversas têm atuado no sentido de influenciar o trabalho e os conhecimentos escolares, sendo possível constatar a predominância de uma lógica voltada aos interesses de mercado e competitividade.


Palavras-chave


Educação; Mercado; Escola; Conhecimento.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10721



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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