O papel da educação escolar na construção de conhecimento em tempos de domínio do mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10721

Palavras-chave:

Educação, Mercado, Escola, Conhecimento.

Resumo

O presente artigo é parte das reflexões que vêm sendo desenvolvidas em uma pesquisa intitulada “Que educação para que país?”, a qual tem por objetivo identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras, reconhecidas pelos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais como decorrentes das atuais políticas educacionais. Os estudos têm indicado um percurso de construção de uma proposta de educação para o país desenvolvida em meio a debates e conflitos em relação à forma de se construir uma sociedade e uma perspectiva de educação que a sustente. Neste debate, forças diversas têm atuado no sentido de influenciar o trabalho e os conhecimentos escolares, sendo possível constatar a predominância de uma lógica voltada aos interesses de mercado e competitividade.

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Biografia do Autor

Elita Betania de Andrade Martins, Universidade Federal Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UFJF, atuando na disciplina de Politicas Públicas e Gestão escolar. Doutora em Educação pela UFJF (2014), dedica seus estudos ao tema autonomia docente. Coordenadora do grupo de pesquisa GESE que discute questões ligadas a administração e sistemas de ensino. Tem experiências na educação, nas áreas de políticas públicas educacionais , gestão e formação de professores.

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

DE ANDRADE MARTINS, E. B. O papel da educação escolar na construção de conhecimento em tempos de domínio do mercado. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 322–335, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10721. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10721. Acesso em: 12 nov. 2024.

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