PRÁTICA FORMATIVA CRIATIVA E INOVADORA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE ESTUDO DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18573

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática pedagógica, Licenciatura matemática, Criatividade, Lesson Study

Resumo

Este estudo tem como objetivo abordar sobre o movimento formativo desencadeado por uma dinâmica criativa e inovadora impressa no Programa de Residência Pedagógica Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um contexto de Estudo de Aula (Lesson Study). De natureza qualitativa em perspectiva analítico-sistêmica, envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, professores orientadores da UFPR, professores preceptores de escolas da rede estadual de ensino e alunos do Ensino Fundamental e Médio destas mesmas escolas. Os dados advêm de observações e anotações em diário de campo das pesquisadoras. As práticas inovadoras e criativas envolveram a elaboração de tarefas exploratórias como estratégia didática para o planejamento de aulas sobre o tema “Educação Financeira”. O resultado aponta que a dinâmica formativa desenvolvida possibilitou a percepção dos residentes de que é possível o desenvolvimento de um processo didático dinâmico para a prática docente preocupada com o significado matemático e a aprendizagem conceitual.

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Biografia do Autor

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Tania Teresinha Bruns Zimer , Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (Acadêmico).  Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM).

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora na Universidade Federal do Paraná.  Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco  e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (Acadêmico).  Membro do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM)

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

GUÉRIOS, E. C.; ZIMER , T. T. B.; AGRANIONIH, N. T. PRÁTICA FORMATIVA CRIATIVA E INOVADORA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE ESTUDO DE AULA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024076, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18573. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18573. Acesso em: 21 dez. 2024.

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