PRÁTICA FORMATIVA CRIATIVA E INOVADORA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE ESTUDO DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18573Palavras-chave:
Formação de professores, Prática pedagógica, Licenciatura matemática, Criatividade, Lesson StudyResumo
Este estudo tem como objetivo abordar sobre o movimento formativo desencadeado por uma dinâmica criativa e inovadora impressa no Programa de Residência Pedagógica Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um contexto de Estudo de Aula (Lesson Study). De natureza qualitativa em perspectiva analítico-sistêmica, envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, professores orientadores da UFPR, professores preceptores de escolas da rede estadual de ensino e alunos do Ensino Fundamental e Médio destas mesmas escolas. Os dados advêm de observações e anotações em diário de campo das pesquisadoras. As práticas inovadoras e criativas envolveram a elaboração de tarefas exploratórias como estratégia didática para o planejamento de aulas sobre o tema “Educação Financeira”. O resultado aponta que a dinâmica formativa desenvolvida possibilitou a percepção dos residentes de que é possível o desenvolvimento de um processo didático dinâmico para a prática docente preocupada com o significado matemático e a aprendizagem conceitual.
Downloads
Referências
BAPTISTA, M., PONTE, J. P., VELEZ, I.; COSTA, E. Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação em Revista, v..30, n. 4, p. 61-79, out./dez, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/r5HSHHXgLYMSqbDryGqpWWs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2023.
BRASIL. Portaria GAB n. 38, de 28 de fevereiro de 2018. Instui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: CAPES, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 01 out. 2023
BRASIL. Portaria GAB n. 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: CAPES, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 01 out. 2023.
BRASIL. Portaria GAB n. 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica – PRP. Brasília, DF: CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 01 out. 2023.
ESTRELA, S.; MORALES, S.; OLFOS, R.; SALINAS, R. Estudio de e-clases en Chile: câmbios percebidos por professores que disenãn, mejoran e implementan una tarea que desarolla el razonamiento inferencial informal dede PK-3. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
FUJII, T. Lesson study and teaching mathematics through problem solving: The two wheels of a cart. In: QUARESMA, M.; WINSLØW, C.; CLIVAZ, P. J. P.; NÍ SHÚILLEABHÁIN, A.; TAKAHASHI, A. (ed.). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues. Switzerland: Springer. 2018.
MORAES, M. C. Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/8540. Acesso em: 12 out. 2023.
MORAES, M. C. Epistemologia da complexidade e a pesquisa educacional. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, 2023.
MURATA, A. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, L. C. et al. (ed.). Lesson Study Research and Practice in Mathematics Education. Netherlands: Springer, 2011.
PARANÁ. Instrução normativa conjunta nº 011/2020. Dispõe sobre a Matriz Curricular do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-01/instrucaonormativa_112020_curriculoem.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
PARANÁ. Instrução normativa Nº 007/2023 - DEDUC/SEED. Instrui as instituições de ensino da rede pública estadual quanto à oferta e prática docente para a Educação Financeira. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 2023. Disponível em: https://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-seed@c53a912c-5687-42f8-9969-664db07b6d61&emPg=true. Acesso em: 10 out. 2023.
PONTE, J. P. et al. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema - Mathematics Education Bulletin, Rio Claro, v. 30, n.56, 2016 p. 868 –891.
RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E.S. Apresentação: Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
RICHT, A. Desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores de Matemática em estudos de aula. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília, DF: Liber Livro, 2014. 312 p.
SUANNO, J. H. A escola, o ensinar, o aprender e o desenvolvimento da criatividade. In: SUANNO, V. R. S. (org.) Caminhos arados para florescer ipês: Complexidade e Transdisciplinaridade na educação. Palmas, TO: EDUFT, 2017.
TORRE, S. Creatividad. In: TORRE, S. Mundos dialogados. Barcelona: CREARMUNDOS, 2010. Disponível em http://www.crearmundos.net/primeros/entrevista%20saturnino%20de%20la%20torre.htm.Acesso em: 15 set. 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ettiène Cordeiro Guérios, Tania Teresinha Bruns Zimer, Neila Tonin Agranionih
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.