PRÁTICA FORMATIVA CRIATIVA E INOVADORA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE ESTUDO DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18573

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática pedagógica, Licenciatura matemática, Criatividade, Lesson Study

Resumo

Este estudo tem como objetivo abordar sobre o movimento formativo desencadeado por uma dinâmica criativa e inovadora impressa no Programa de Residência Pedagógica Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um contexto de Estudo de Aula (Lesson Study). De natureza qualitativa em perspectiva analítico-sistêmica, envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, professores orientadores da UFPR, professores preceptores de escolas da rede estadual de ensino e alunos do Ensino Fundamental e Médio destas mesmas escolas. Os dados advêm de observações e anotações em diário de campo das pesquisadoras. As práticas inovadoras e criativas envolveram a elaboração de tarefas exploratórias como estratégia didática para o planejamento de aulas sobre o tema “Educação Financeira”. O resultado aponta que a dinâmica formativa desenvolvida possibilitou a percepção dos residentes de que é possível o desenvolvimento de um processo didático dinâmico para a prática docente preocupada com o significado matemático e a aprendizagem conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Tania Teresinha Bruns Zimer , Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (Acadêmico).  Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM).

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora na Universidade Federal do Paraná.  Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco  e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (Acadêmico).  Membro do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM)

Referências

BAPTISTA, M., PONTE, J. P., VELEZ, I.; COSTA, E. Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação em Revista, v..30, n. 4, p. 61-79, out./dez, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/r5HSHHXgLYMSqbDryGqpWWs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2023.

BRASIL. Portaria GAB n. 38, de 28 de fevereiro de 2018. Instui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: CAPES, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 01 out. 2023

BRASIL. Portaria GAB n. 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: CAPES, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 01 out. 2023.

BRASIL. Portaria GAB n. 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica – PRP. Brasília, DF: CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 01 out. 2023.

ESTRELA, S.; MORALES, S.; OLFOS, R.; SALINAS, R. Estudio de e-clases en Chile: câmbios percebidos por professores que disenãn, mejoran e implementan una tarea que desarolla el razonamiento inferencial informal dede PK-3. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

FUJII, T. Lesson study and teaching mathematics through problem solving: The two wheels of a cart. In: QUARESMA, M.; WINSLØW, C.; CLIVAZ, P. J. P.; NÍ SHÚILLEABHÁIN, A.; TAKAHASHI, A. (ed.). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues. Switzerland: Springer. 2018.

MORAES, M. C. Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/8540. Acesso em: 12 out. 2023.

MORAES, M. C. Epistemologia da complexidade e a pesquisa educacional. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, 2023.

MURATA, A. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, L. C. et al. (ed.). Lesson Study Research and Practice in Mathematics Education. Netherlands: Springer, 2011.

PARANÁ. Instrução normativa conjunta nº 011/2020. Dispõe sobre a Matriz Curricular do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-01/instrucaonormativa_112020_curriculoem.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

PARANÁ. Instrução normativa Nº 007/2023 - DEDUC/SEED. Instrui as instituições de ensino da rede pública estadual quanto à oferta e prática docente para a Educação Financeira. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 2023. Disponível em: https://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-seed@c53a912c-5687-42f8-9969-664db07b6d61&emPg=true. Acesso em: 10 out. 2023.

PONTE, J. P. et al. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema - Mathematics Education Bulletin, Rio Claro, v. 30, n.56, 2016 p. 868 –891.

RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E.S. Apresentação: Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

RICHT, A. Desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores de Matemática em estudos de aula. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília, DF: Liber Livro, 2014. 312 p.

SUANNO, J. H. A escola, o ensinar, o aprender e o desenvolvimento da criatividade. In: SUANNO, V. R. S. (org.) Caminhos arados para florescer ipês: Complexidade e Transdisciplinaridade na educação. Palmas, TO: EDUFT, 2017.

TORRE, S. Creatividad. In: TORRE, S. Mundos dialogados. Barcelona: CREARMUNDOS, 2010. Disponível em http://www.crearmundos.net/primeros/entrevista%20saturnino%20de%20la%20torre.htm.Acesso em: 15 set. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

GUÉRIOS, E. C.; ZIMER , T. T. B.; AGRANIONIH, N. T. PRÁTICA FORMATIVA CRIATIVA E INOVADORA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE ESTUDO DE AULA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024076, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18573. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18573. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.