A educação não formal e sua interface com a pedagogia social: conceito, contexto e proposições da formação do sujeito cidadão
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.11975Palavras-chave:
Educação não formal, Pedagogia social, Cidadão, Emancipação.Resumo
O presente estudo tem como temática central a educação não formal, e como objetivo norteador refletir acerca da importância da Educação não formal e sua relação com a Pedagogia Social, a fim de identificar suas implicações na formação do sujeito cidadão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo. No que se refere à pesquisa bibliográfica foram selecionados autores tais como: Coutinho (2009); Freire (2007) Ferreira (2010), Fernandes; Garcia (2006), Libâneo (2007), entre outros. Em relação à pesquisa de campo, foi realizada uma observação no que tange ao espaço não formal chamado de Vila Cultural, localizado na cidade de Londrina. Foi possível constatar ao término desta pesquisa a necessidade de compreender a importância da educação não formal e da pedagogia social na formação do sujeito, uma vez que esta modalidade de ensino tem como pressuposto a emancipação, a autonomia e a criticidade, princípios estes que tendem a formar um cidadão que possa realizar uma leitura de mundo tendo como parâmetro o contexto social, político, econômico, cultural e educacional onde está inserido.
Downloads
Referências
ALBA, C. Tecnologias para Transforma a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
COLL, C; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COUTINHO, A. F. Filantropia em educação no Brasil: a outra face da oferta de educação básica aos pobres ou demissão do Estado? [S.l.: s.n.], 2009.
DEMO, P. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 199F
FERNANDES, R. S; GARCIA, V. A. Educação não formal: campo de/em formação. Revista Profissão Docente, v. 6, n. 13, 2006.
FERREIRA, E. C. O uso dos audiovisuais como recurso didático. 2010.
FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. (Coleção Leitura)
LIBÂNEO. Pedagogia e pedagogos, para quê? Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, 2007.
SILVA, R. D.; SOUZA NETO, J. C. D.; MOURA, R. A. D. Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
SIMSON, O. R. M. V.; PARK, M. B.; FERNANDES, R. S. (et al.). Educação não formal: um conceito em movimento. In: Visões singulares, Conversas plurais. São Paulo, v. 3, p. 13-41, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.