O NÃO-LUGAR DA EDUCAÇÃO DIANTE DOS PARADOXOS DA SOCIEDADE DE CONTROLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18979

Palavras-chave:

Sociedade de controle, Vigilância, Redes, Educação

Resumo

O ensaio objetiva interpelar a educação na sociedade de controle para refletir acerca do paradoxo entre uma ideia de liberdade e inovação – pautada na “democratização” do acesso à informação e na inserção da tecnologia no contexto escolar – e o não-lugar que a educação adquire – fruto da sua incapacidade de reflexão das problemáticas da pós-modernidade. Diante dos impasses da Sociedade de controle, percebe-se que a relação entre educação e as inovações tecnológicas permanece em aberto. À educação, cabe tensionar a neutralidade e o determinismo tecnológico, a fim de romper com visões ingênuas e salvacionistas.

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Biografia do Autor

Lucas de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil.

Doutorando (Bolsista CAPES) e mestre em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).

Perolina Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil.

Professora da rede pública do estado de Sergipe. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil.

Pós doutor em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP/Argentina. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - PPGED/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa "Corpo e política".

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

CARVALHO, L. de O.; TELES, P. S.; ZOBOLI, F. O NÃO-LUGAR DA EDUCAÇÃO DIANTE DOS PARADOXOS DA SOCIEDADE DE CONTROLE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024132, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18979. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18979. Acesso em: 22 dez. 2024.

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