A avaliação revisitada: novos espaços do político e do pedagógico na gestão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11830

Palavras-chave:

Avaliação externa, Educação básica, Projeto político-pedagógico, Gestão educacional.

Resumo

O artigo analisa a abordagem do projeto político-pedagógico (PPP) da mantenedora de uma rede municipal no que tange à avaliação. A análise constrói-se com base nos conceitos de regulação e de qualidade, a partir de revisões documental e bibliográfica. Partindo-se de compreensões sobre as características e o contexto de elaboração do PPP, de uma rede municipal de educação. A análise articula conceitos e possibilita perceber um redimensionamento do lugar da avaliação externa, garantindo um espaço ampliado do político e do pedagógico na atuação da gestão educacional.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Unisinos.

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Unisinos.

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

GHISLENI, A. C.; COSTA, D. M. A avaliação revisitada: novos espaços do político e do pedagógico na gestão educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 956–972, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11830. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11830. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos