Diálogos (inter) culturais em educação e línguas: conceitos e discussões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12193

Palavras-chave:

Cultura, Ensino, Educação intercultural.

Resumo

Este texto objetiva discutir as várias concepções de cultura ao longo da história e sua influência na educação atual. Com as transformações sociais, cultura não pode ser mais entendida como sinônimo de civilização, seu conceito é visto como móvel, uma mistura de culturas que se conectam umas com as outras; não são puras ou homogêneas, mas híbridas. A sequência textual aqui traçada parte da reformulação do conceito de cultura historicamente e alguns desdobramentos que vão sendo vinculados no campo educacional, em especial a interculturalidade, multiculturalidade e a transculturalidade, que são discutidos neste artigo. Em seguida, compreendemos o papel de cultura no ensino, principalmente no ensino de línguas e discutimos os preceitos da educação intercultural, com o qual nos filiamos e que visa desenvolver a compreensão da própria cultura e da cultura do outro como um processo de respeito, reciprocidade e consciência crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Celia Alves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara – SP

 Doutoranda em Linguistica e Língua Portuguesa, defesa prevista para maio de 2019 no programa de pós-graduação da faculdade de ciências e Letras de Araraquara.  

 

 

Nildicéia Aparecida Rocha, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara – SP

Professora Associada da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Referências

AUGER, N. Dépasser les representations. Cahiers pédadogiques, étudier la langue. CRAP. Mai, Paris, 2007, p. 44-47.

BAUMAN, Z. A cultura no mundo líquido moderno; trad. Carlos Alberto Medeiros. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BIZARRO, R.; BRAGA, F. Educação intercultural, competência plurilíngue e competência pluricultural: novos desafios para a formação de professores de línguas estrangeiras. In: Seção de estudos franceses do Departamento de Estudos Portugueses e de

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.

DERVIN, F. e VLAD, M. Pour une cyberanthropologie de la communication interculturelle – Analyse d'interactions en ligne entre étudiants finlandais et roumains. Alsic, [S.L], v. 13, n. 1, p. 1-15, mar./mai. 2010. Disponível em: <https://journals.openedition.org/alsic/1399>. Acesso em: 15 abr. 2018.

DERVIN, J; LIDDICOAT A. J. Linguistics for intercultural. 33 ed. Amsterdam: John Benjamins, 2013.

DERVIN, F; ZEHAVIT, G. Intercultural Competence in education: Alternative Approches for different times. London: Macmillan Publishers, 2016.

DOURADO, M. R.; POSHAR, H. A. A cultura na educação linguística no mundo globalizado. In: SANTOS, P.; ALVAREZ, M.L.O. (Orgs.). Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2010, p. 33-52.

KUMARAVADIVELU, B. Cultural Globalization and Language Education. USA: Yale University Press, 2008.

LUC COLLES. Interculturel et didactique des langues. Youtube, 25 de fev. de 2013. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=RYGrXowQa24 >. Acesso em: 17 mar. 18.

PAIVA, A. F; VIANA, N. A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: reflexões acerca da competência (comunicativa) intercultural. IN: Portuguese Language Journal, nº 11, American Organization of Teachers of Portuguese – AOTP, Boavista Press, Roosevelt, New Jersey, 2017, p. 234-254.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1995.

UNESCO. Guidelines on Intercultural Education. Paris, 2015. Disponível em <https://www.unesco-sole.si/doc/teme/medkulturno-ucenje-guidelines.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2018.

WELSCH, W. Transculturality: The puzzling form of cultures today. California Sociologist. v. 17 & 18, 1994, pp. 19-39.

Publicado

02/09/2019

Como Citar

ALVES, A. C.; ROCHA, N. A. Diálogos (inter) culturais em educação e línguas: conceitos e discussões. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2318–2332, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12193. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12193. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.