A arte de viver junto
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12368Palavras-chave:
Discriminação, Política de ação afirmativa, Igualdade, Reconhecimento, François Dubet.Resumo
Nessa resenha, discute-se sobre as discriminações vivenciadas em sociedade. Compreende-se que as discriminações geram a ausência de igualdade e a negação de reconhecimento. O que temos em comum? Somos diferentes, contudo iguais. Conceitua-se a discriminação positiva à francesa como políticas e dispositivos que visam estabelecer a equidade, compensando desigualdades a partir de cotas, tendo como alvo uma população específica, instaurando regras para o benefício de determinados grupos. Corroborando nesse aspecto, reflete-se sobre o paradoxo entre a equidade e o mérito, pois acreditar na igualdade de oportunidade pelo mérito, faz com que o indivíduo se sinta discriminado. A escola surge como um espaço aberto, inclusivo, acolhedor, onde os estudantes aprendem a viver em conjunto.Downloads
Referências
DUBET, François. Ce qui nous unit. Discriminations, égalité et reconnaissance. Paris : Seuil-La République des Idées, 2016, p. 119.
VAN ZANTEN, Agnès (sous la Direction de). Dictionnaire de l’éducation. Paris: Presses Universitaites de France, 1. ed., 2008.
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