Editorial, v. 14, n. esp. 1, abr. 2019

José Luís Bizelli, José Anderson Santos Cruz

Resumo


Estamos publicando o primeiro número especial do volume 14 – correspondente ao ano 2019 – da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. O dossiê Inclusão e Educação Infantil foi, cuidadosamente, organizado por Claudia Regina Mosca Giroto, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta e Luciana Aparecida de Araujo para enfrentar o tema dos limites e desafios colocados à construção da Educação Infantil inclusiva. Conforme chamam atenção as autoras: educar crianças em um contexto inclusivo, sob os princípios da universalização do acesso à educação, da igualdade de direitos no acesso às oportunidades e da equidade, pressupõe que sejam consideradas as especificidades das crianças, seus distintos modos de apropriação do conhecimento e os diferentes contextos escolares, de modo que as diferenças sejam valorizadas. Pressupõe, ainda, conferir visibilidade à criança como sujeito de direitos e produtora de cultura.


Palavras-chave


Educação infantil; Inclusão; Dossiê.



DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12406



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.