As dimensões tempo e espaço em práticas de educação integral: implicações curriculares a partir do diálogo entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12467

Palavras-chave:

Educação integral, Currículo, Paulo Freire, Darcy Ribeiro.

Resumo

O texto, na forma de ensaio, tem como ancoragem transcrições de pronunciamentos de Paulo Freire e Darcy Ribeiro para refletir sobre as dimensões tempo e espaço em práticas de educação integral, nos dias de hoje. Passados quase trinta anos nos vemos mediante situações que, em muito, lembram a realidade de outrora. Contudo, mais recentemente, a exemplo do Programa Mais Educação, viu-se ocorrer ensaios no campo das políticas sociais para enfrentar o dilema da ampliação do tempo e do alargamento dos espaços na busca por criar alternativas para educar crianças e adolescentes pior situados socialmente. Apontamos que a gestão do tempo e dos espaços formativos através do currículo é uma questão chave na construção de propostas institucionais que conduzam a esse alargamento enquanto estratégia de garantia do direito uma educação crítica, integradora e problematizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale. Pesquisadora produtividade do CNPq.

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação na Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALHEIT, P.; DAUSIEN, B. Processo de formação e aprendizagem ao longo da vida. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 32, n. 1, jan./apr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000100011 Acesso em: 28 de mar. de 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 17 de abril de 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 17 de abril de 2019.

CAVALIERI, A. M. Anísio Teixeira e a Educação Integral. Paidéia, v. 20, n. 46, p. 249-259, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000200012. Acesso em: 17 de maio de 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200012

CHAGAS, M. A. M. das. Animação cultural: a inovação dos CIEPS-RJ nos anos de 1980. Curitiba: Appris, 2016.

FARIA, L. Olhar feminino sobre ideologias dos anos 60: ‘discurso fundador’ de uma geração. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 1997.

FARIA, L.; SILVA, R. J. V. O encontro das águas: diálogos entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro. 2008. (Inédito).

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

GALIAN, C. V. A. Currículo e conhecimento escolar na perspectiva da educação integral. Cadernos Cenpec, v. 6, n.1, p. 1-22, dez. 2016. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/347. Acesso em: 28 de mar. de 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.347

MOLL, J. Introdução. In: MOLL, J. et. al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

RIBEIRO, D. Cieps: crítica e autocrítica. Encontro dos educadores Paulo Freire e Darcy Ribeiro. “sem identificação do ano”

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-34.

SEVERO, J. L. R. de L. Dimensões socializadoras do currículo na perspectiva de uma Pedagogia Social: algumas aproximações. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 23, n. 3, p. 157-167, 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4121. Acesso em: 38 de mar. de 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i3.4121

TRILLA, J. Ensayos sobre la escuela: el espacio social y material en la escuela. Barcelona: Laertes,1985.

ZANARDI, T. A. C. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento-tempo-território. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.01, p. 82 – 107 jan./mar.2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/26354/19389 Acesso em: 28 de mar. de 2019.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

ZUCCHETTI, D. T.; SEVERO, J. L. R. de L. As dimensões tempo e espaço em práticas de educação integral: implicações curriculares a partir do diálogo entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 560–577, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12467. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12467. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.