As dimensões tempo e espaço em práticas de educação integral: implicações curriculares a partir do diálogo entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12467

Palavras-chave:

Educação integral, Currículo, Paulo Freire, Darcy Ribeiro.

Resumo

O texto, na forma de ensaio, tem como ancoragem transcrições de pronunciamentos de Paulo Freire e Darcy Ribeiro para refletir sobre as dimensões tempo e espaço em práticas de educação integral, nos dias de hoje. Passados quase trinta anos nos vemos mediante situações que, em muito, lembram a realidade de outrora. Contudo, mais recentemente, a exemplo do Programa Mais Educação, viu-se ocorrer ensaios no campo das políticas sociais para enfrentar o dilema da ampliação do tempo e do alargamento dos espaços na busca por criar alternativas para educar crianças e adolescentes pior situados socialmente. Apontamos que a gestão do tempo e dos espaços formativos através do currículo é uma questão chave na construção de propostas institucionais que conduzam a esse alargamento enquanto estratégia de garantia do direito uma educação crítica, integradora e problematizadora.

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Biografia do Autor

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale. Pesquisadora produtividade do CNPq.

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação na Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

ZUCCHETTI, D. T.; SEVERO, J. L. R. de L. As dimensões tempo e espaço em práticas de educação integral: implicações curriculares a partir do diálogo entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 560–577, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12467. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12467. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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