A vida pós-escola para a pessoa com deficiência intelectual: uma análise a partir de seus relatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12558

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, História de Vida, Revisão integrativa, Inclusão social.

Resumo

O trabalho se insere nas investigações sobre o processo de inclusão de jovens com deficiência intelectual. Foi realizado um recorte sobre uma pesquisa intitulada “Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual”. Por meio de uma revisão integrativa, foram analisados os textos que incluíam a fala de sujeitos com deficiência intelectual sobre os temas de inclusão no mundo do trabalho e perspectivas futuras. As conclusões apontam a necessidade de elaboração de propostas pedagógicas que considerem e potencializem o que estes estudantes têm a dizer sobre suas condições e necessidades. Pode-se concluir que, apesar da garantia do acesso desses estudantes aos espaços escolares, seja em turmas do ensino comum, classes ou escolas especiais, ainda há uma necessidade de ressignificação sobre processos de ensino e aprendizagem deste público.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd). Chefe do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada. Doutorado em Educação (UERJ).

Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Adjunta no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada. Doutorado em Educação (UERJ).

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) e no Curso de Pedagogia. Membro do Conselho Superior da Fundação Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEc). Membro do Conselho Científico da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (UNESP-Marília) e da Revista APAE Ciência. Doutorado em Psicologia (FGV).

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Publicado

17/03/2020

Como Citar

REDIG, A. G.; MASCARO, C. A. A. de C.; GLAT, R. A vida pós-escola para a pessoa com deficiência intelectual: uma análise a partir de seus relatos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1824–1835, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12558. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12558. Acesso em: 28 fev. 2021.