Formação de professoras normalistas rurais nos longínquos rincões do território federal do Guaporé, ao norte do Brasil, em Porto Velho/RO (1947 -1951)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12596

Palavras-chave:

História da educação feminina, Formação de professoras rurais, Curso normal regional Carmela Dutra.

Resumo

Neste artigo analisamos a formação de professoras rurais no Curso Normal Regional Carmela Dutra - CNRCD, entre os anos de 1947 a 1951, a partir de documentos oficiais, tais como Regimento Interno do CNRCD, requerimentos, relatórios e imprensa oficial. Focamos nossa discussão em torno do magistério rural ofertado a mulheres na região Norte brasileira, em Porto Velho, município situado no Vale do Guaporé, atualmente capital de Rondônia. O texto está dividido em duas partes: primeiro, voltamos nosso olhar para as particularidades dessa formação para atuação no magistério rural, a partir do cruzamento entre referenciais teóricos estudados e informações sistematizadas da investigação realizada. Na segunda parte, abordamos aspectos da formação oferecida no CNRCD, em Porto Velho/RO, Território Federal do Guaporé.

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Biografia do Autor

Cleicinéia Oliveira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2017. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 2014. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Instituições e Relações de Gênero (GPHEG), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem experiência como professora no Projeto para crianças e Adolescentes " Gente Feliz" na cidade de Ji- Paraná - Rondônia. Experiência como professora na disciplina Acolhimento no PRONATEC no Instituto Federal de Rondônia, campus Cacoal. Experiência como professora na Educação de Jovens e Adultos no projeto " Educação Cooperativistas" na cidade de Ji-Paraná, Rondônia. Atualmente tenho dedicado ao campo da História da Educação, do Ensino e da Escola no meio Rural, especificadamente em leituras sobre os seguintes temas: História das Instituições Escolares, História da Educação Feminina e Gênero.

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT/Cuiabá (Mestrado e Doutorado) e no curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá. Integro os Comitês Científicos: Revista Palobra (Universidade de Cartagena, Colômbia), Revista Pedagogia (UFMT), Revista de Educação Pública (UFMT), Revista Entre Parênteses (UNIFAL/MG), Revista Educa (UNIR). Graduação em Letras e Pedagogia. Mestrado em Educação. Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG), com estágio no Programa Intercalar de Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES).Coordenadora de Políticas de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, na Pró-reitoria de Assistência Estudantil na UFMT, desde março de 2018. Áreas de Pesquisa: História da Educação Feminina e da formação docente; História das Instituições Escolares e da Escolarização Rural; História da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos. Coordeno a Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina ? RECONAL-Edu, o Centro Memória Viva do Instituto de Educação CMVIE/MT e o Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero - GPHEG. Desenvolvo pesquisas com financiamento do CNPq.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

DE SOUZA, C. O.; FERREIRA, N. V. C. Formação de professoras normalistas rurais nos longínquos rincões do território federal do Guaporé, ao norte do Brasil, em Porto Velho/RO (1947 -1951). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 492–507, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12596. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12596. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos