Relações de gênero no movimento dos trabalhadores sem terra - MST: perspectivas a partir da concepção pedagógica do movimento
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12648Palavras-chave:
Gênero, Educação no MST, Movimentos Sociais.Resumo
O estudo tem por objetivo identificar às relações de gênero no interior do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e se o processo educativo do MST tem contribuído para as ações e discussões sobre o tema. Este trabalho faz parte de um projeto intitulado “Concepções teórico-práticas de educação e trabalho no MST” e contou com o financiamento do CNPQ. Neste estudo, a metodologia utiliza à abordagem qualitativa e as pesquisas bibliográfica, documental e a coleta de dados. A coleta de dados consistiu em entrevistas com coordenadoras de escolas localizadas em assentamentos do MST e uma ex-dirigente do Setor Nacional de Gênero do Movimento. Como resultados, identificamos no desenvolvimento das questões de gênero no MST, alguns avanços alcançados, como por exemplo, a titularidade conjunta, dando legalmente as mulheres os mesmos direitos de posse e uso da terra e, também a participação das mulheres em 50% de todas as instâncias políticas do Movimento que demandou grande esforço e acentuado processo de formação das mesmas. Entretanto, permanece o grande desafio de criar possibilidades de uma maior igualdade na divisão do trabalho realizado e de oportunidades para as mulheres Sem Terra.
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