Elaboração, atualização e a participação da educação física no projeto político pedagógico escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12664

Palavras-chave:

Educação física, Escola, Projeto político pedagógico.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a elaboração, atualização e participação da Educação Física nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de duas escolas públicas da cidade de Jataí-Goiás. O percurso metodológico pautou-se na análise documental, com aporte da pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semiestruturada e questionário. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os PPP não são elaborados e atualizados de forma coletiva. Na escola municipal, a atualização acontece devido à exigência burocrática feita pela Secretaria Municipal de Educação, e na escola estadual ocorre com a troca de gestão escolar. No que se refere à contemplação da área de Educação Física no documento, percebeu-se que nas duas escolas foi mínima, atendendo somente aos preceitos legais. A comunidade escolar ainda não compreendeu a importância desta disciplina enquanto componente curricular e que seus conhecimentos científicos podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Moreira de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação (PPGEdu/UFGD). Docente do Curso de Educação Física e Pedagogia, das Faculdades Magsul.

Mariclei Przylepa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação (PPGEdu/UFGD). Professora coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS.

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí – GO

Doutora em Educação (UFG). Docente dos Cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFG/Regional Jataí). Orientadora da pesquisa.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília – DF: 20 dez. 1996.

BUSSMANN, A. C. O projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 37-52.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

MARQUES, M. O. Escola, aprendizagem e docência: imaginário social e intencionalidade política. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 143-156.

PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2002.

RODRIGUES, L. H.; GALVÃO, Z. Novas formas de organização dos conteúdos. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 81-102.

SÁ, V. A (não) participação dos pais na escola: a eloquência das ausências. In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 2001. p. 69-88.

SOUSA, J. V. de. Avanços e recuos na construção do projeto político pedagógico em rede de ensino. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, M. G. de (Orgs.). Escola: espaço do projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 127-158.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político pedagógico. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, M. G. de (Orgs.). Escola: espaço do projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 9-32.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político pedagógico: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 11-36.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 45-68.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola de ensino médio e suas articulações com as ações da secretaria de educação. Anais - I Seminário Nacional: Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, nov. 2010.

VENÂNCIO, L.; DARIDO, S. C. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 97-109, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n1/a10v26n1.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.

Publicado

02/09/2019

Como Citar

SOUSA, A. P. M. de; PRZYLEPA, M.; ASSIS, R. M. de. Elaboração, atualização e a participação da educação física no projeto político pedagógico escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2345–2357, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12664. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12664. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.