Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12920

Palavras-chave:

Indústria cultural, Enem, Leitura, Teoria Crítica da Sociedade.

Resumo

Mediante a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente o conceito de indústria cultural, objetiva-se analisar a competência leitora avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tomando como exemplo uma questão da prova da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT); o texto, os enunciados e as alternativas da questão são objetos dessa análise. A leitura precisa envolver a reflexão crítica, no entanto, o Enem enfatiza uma leitura de mundo mais voltada à identificação de informações explícitas no texto e à resolução de situações-problema. Nesse sentido, as capacidades linguísticas e de comunicação são subjugadas a competências que acabam reduzindo o ato de ler a aspectos da formação que contribuem para reiterar o mundo existente.

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Biografia do Autor

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Rui Bragado Sousa, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

SANTA BÁRBARA, R. B.; GALUCH, M. T. B.; SOUSA, R. B. Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1944–1959, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12920. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12920. Acesso em: 13 nov. 2024.