Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12920

Palavras-chave:

Indústria cultural, Enem, Leitura, Teoria Crítica da Sociedade.

Resumo

Mediante a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente o conceito de indústria cultural, objetiva-se analisar a competência leitora avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tomando como exemplo uma questão da prova da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT); o texto, os enunciados e as alternativas da questão são objetos dessa análise. A leitura precisa envolver a reflexão crítica, no entanto, o Enem enfatiza uma leitura de mundo mais voltada à identificação de informações explícitas no texto e à resolução de situações-problema. Nesse sentido, as capacidades linguísticas e de comunicação são subjugadas a competências que acabam reduzindo o ato de ler a aspectos da formação que contribuem para reiterar o mundo existente.

Biografia do Autor

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Rui Bragado Sousa, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

Santa Bárbara, R. B., Galuch, M. T. B., & Sousa, R. B. (2019). Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 14(esp.4), 1944–1959. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12920