Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12920

Palavras-chave:

Indústria cultural, Enem, Leitura, Teoria Crítica da Sociedade.

Resumo

Mediante a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente o conceito de indústria cultural, objetiva-se analisar a competência leitora avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tomando como exemplo uma questão da prova da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT); o texto, os enunciados e as alternativas da questão são objetos dessa análise. A leitura precisa envolver a reflexão crítica, no entanto, o Enem enfatiza uma leitura de mundo mais voltada à identificação de informações explícitas no texto e à resolução de situações-problema. Nesse sentido, as capacidades linguísticas e de comunicação são subjugadas a competências que acabam reduzindo o ato de ler a aspectos da formação que contribuem para reiterar o mundo existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Rui Bragado Sousa, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. 2. ed. Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora da Unesp, 2008a.

ADORNO, Theodor. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Tradução Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008b.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Exame Nacional do Ensino Médio. Documento básico. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/ENEM+-+Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+documento+b%C3%A1sico+2002/193b6522-cd52-4ed2-a30f-24c582ae941d?version=1.2. Acesso em: 12 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Prova de linguagens, códigos e suas tecnologias – Enem, 2009. (Caderno 7 Azul, 2. dia). Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/dia2_caderno7.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Relatório pedagógico ENEM 2009-2010. Brasília: INEP, 2013. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios-pedagogicos. Acesso em: 12 jun. 2019.

BUENO, Sinésio Ferraz. Da dialética do esclarecimento à dialética da educação. Revista Educação, Coleção Especial: Biblioteca do Professor, Adorno pensa a Educação. São Paulo: Segmento, ano 2, n. 10, p. 36-45, 2009.

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; CROCHÍCK, José Leon. Formação cultural, ensino, aprendizagem e livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Maringá: Eduem, 2018.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2002.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da sociedade industrial. O homem unidimensional. Rio de Janeiro. Zahar,1973.

MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: MARCUSE, Herbert. Tecnologia, gerra e fascimo. São Paulo: Editora da Unesp, p. 73-104, 1999.

MARCUSE, Herbert. Cultura e psicanálise. Tradução: Wolfgang Leo Maar, Robespierre de Oliveira, Isabel Loureiro. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

MURRIE, Zuleika de Felice. A área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Enem. In: Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC/INEP, p. 57-59, 2005.

Publicado

01/09/2019

Como Citar

SANTA BÁRBARA, R. B.; GALUCH, M. T. B.; SOUSA, R. B. Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1944–1959, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12920. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12920. Acesso em: 21 nov. 2024.