Conhecimentos da equipe escolar sobre diabetes mellitus tipo 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.13327

Palavras-chave:

Diabetes mellitus tipo 1, Diabetes em escolares, Escola e saúde.

Resumo

Estudo seccional, descritivo, com abordagem qualitativa que objetivou verificar os conhecimentos da equipe escolar de uma escola municipal de Ensino Fundamental I localizado na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo. A Escola foi selecionada segundo critério de ter pelo menos 1 aluno com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) matriculado em sua unidade escolar. Foi aplicado um questionário contendo 19 questões abertas e fechadas contemplando o perfil do grupo e os conhecimentos acerca da doença. Os resultados evidenciaram que 11% definiram corretamente a doença, 79% a relacionaram pela ausência da produção de insulina, 11% afirmaram que a monitorização da glicemia na escola deveria ser realizada de maneira frequente e 58% responderam que não conviveram com crianças DM1 no ambiente escolar. Com a realização do estudo pode-se concluir que é indispensável a educação da equipe escolar no que se refere ao conhecimento e capacitação sobre DM1, cujos esforços conjuntos, culminem na manutenção da qualidade de vida da criança matriculada na referida unidade escolar.

Biografia do Autor

Linamary Chiti Camargo, Faculdade de Agudos (FAAG)

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista e especialista em Neuropsicologia.

Dariel de Carvalho, UNESP/Bauru

Pós-doutorando na UNESP/Bauru, com Doutorado em Educação pela UNESP/Marília e mestrado em Educação Especial pela UFSCar/São Carlos. Docente do programa de mestrado profissional de Docência para a Educação Básica na UNESP/Bauru.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

CAMARGO, L. C.; CARVALHO, D. de. Conhecimentos da equipe escolar sobre diabetes mellitus tipo 1. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 619–630, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.13327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13327. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos