Conhecimentos da equipe escolar sobre diabetes mellitus tipo 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.13327

Palavras-chave:

Diabetes mellitus tipo 1, Diabetes em escolares, Escola e saúde.

Resumo

Estudo seccional, descritivo, com abordagem qualitativa que objetivou verificar os conhecimentos da equipe escolar de uma escola municipal de Ensino Fundamental I localizado na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo. A Escola foi selecionada segundo critério de ter pelo menos 1 aluno com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) matriculado em sua unidade escolar. Foi aplicado um questionário contendo 19 questões abertas e fechadas contemplando o perfil do grupo e os conhecimentos acerca da doença. Os resultados evidenciaram que 11% definiram corretamente a doença, 79% a relacionaram pela ausência da produção de insulina, 11% afirmaram que a monitorização da glicemia na escola deveria ser realizada de maneira frequente e 58% responderam que não conviveram com crianças DM1 no ambiente escolar. Com a realização do estudo pode-se concluir que é indispensável a educação da equipe escolar no que se refere ao conhecimento e capacitação sobre DM1, cujos esforços conjuntos, culminem na manutenção da qualidade de vida da criança matriculada na referida unidade escolar.

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Biografia do Autor

Linamary Chiti Camargo, Faculdade de Agudos (FAAG)

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista e especialista em Neuropsicologia.

Dariel de Carvalho, UNESP/Bauru

Pós-doutorando na UNESP/Bauru, com Doutorado em Educação pela UNESP/Marília e mestrado em Educação Especial pela UFSCar/São Carlos. Docente do programa de mestrado profissional de Docência para a Educação Básica na UNESP/Bauru.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

CAMARGO, L. C.; CARVALHO, D. de. Conhecimentos da equipe escolar sobre diabetes mellitus tipo 1. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 619–630, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.13327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13327. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos