Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13581

Palavras-chave:

Cultura de paz, Educação física escolar, Mídia e tecnologia, Práticas pedagógicas.

Resumo

Ao observar o cotidiano escolar é possível verificar a grande influência midiática no comportamento dos alunos, chamando a atenção ao fato de que exercem papel fundamental no contexto de reprodução e propagação de violências. Cabe a instituição escolar lidar com esses conflitos e promover situações de aprendizagens voltadas para a propagação de uma cultura de paz. Este artigo traz reflexões sobre essas questões e relato de uma intervenção realizada com alunos do ensino fundamental II de uma escola pública estadual durante as aulas de Educação Física. A inspiração veio da concepção filosófica e a proposta metodológica de Paulo Freire. Foi detectado a necessidade de se pensar em uma comunicação que não se resuma somente a contar os fatos ocorridos, mas que analise as causas, promova espaços de reflexões, proponha soluções, contribuindo para uma transformação em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Giseli Fregolente Patrinhani, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. e PEB II efetiva – Secretaria da Educação do Estado de SP.

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru – SP

Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

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Publicado

04/05/2020

Como Citar

PATRINHANI, G. F.; AMÉRICO, M. Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1991–2005, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13581. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13581. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos