Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar

Giseli Fregolente Patrinhani, Marcos Américo

Resumo


Ao observar o cotidiano escolar é possível verificar a grande influência midiática no comportamento dos alunos, chamando a atenção ao fato de que exercem papel fundamental no contexto de reprodução e propagação de violências. Cabe a instituição escolar lidar com esses conflitos e promover situações de aprendizagens voltadas para a propagação de uma cultura de paz. Este artigo traz reflexões sobre essas questões e relato de uma intervenção realizada com alunos do ensino fundamental II de uma escola pública estadual durante as aulas de Educação Física. A inspiração veio da concepção filosófica e a proposta metodológica de Paulo Freire. Foi detectado a necessidade de se pensar em uma comunicação que não se resuma somente a contar os fatos ocorridos, mas que analise as causas, promova espaços de reflexões, proponha soluções, contribuindo para uma transformação em nossa sociedade.

Palavras-chave


Cultura de paz; Educação física escolar; Mídia e tecnologia; Práticas pedagógicas.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13581



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