Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13581

Palavras-chave:

Cultura de paz, Educação física escolar, Mídia e tecnologia, Práticas pedagógicas.

Resumo

Ao observar o cotidiano escolar é possível verificar a grande influência midiática no comportamento dos alunos, chamando a atenção ao fato de que exercem papel fundamental no contexto de reprodução e propagação de violências. Cabe a instituição escolar lidar com esses conflitos e promover situações de aprendizagens voltadas para a propagação de uma cultura de paz. Este artigo traz reflexões sobre essas questões e relato de uma intervenção realizada com alunos do ensino fundamental II de uma escola pública estadual durante as aulas de Educação Física. A inspiração veio da concepção filosófica e a proposta metodológica de Paulo Freire. Foi detectado a necessidade de se pensar em uma comunicação que não se resuma somente a contar os fatos ocorridos, mas que analise as causas, promova espaços de reflexões, proponha soluções, contribuindo para uma transformação em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Fregolente Patrinhani, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. e PEB II efetiva – Secretaria da Educação do Estado de SP.

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru – SP

Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

Referências

ASSEMBLÉIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS (AGNU). Resolução 53/243. A/RES/53/243 de 6 de outubro de 1999. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

BETTI, M. (Org.). Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.

CABRAL, R.; SALHANI, J. Jornalismo para a paz: conceitos e reflexões. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação/E-compós, Brasília, v. 20, n. 3, 24 dez. 2017. Disponível em: http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1371. Acesso em: 18 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v20i3.1371

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 31-45, jan. 2019. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11110/7869. Acesso em 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11110

FISAS, V. Una cultura de paz. In: FISAS, V. Cultura de paz y gestión de conflitos. Barcelona: Icaria/UNESCO, 1998. Disponível em: http://escolapau.uab.cat/img/programas/cultura/una_cpaz.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

FONTELES, R. C.; GARCÍA, C. C. Cinco minutos de valores humanos em la formación del professorado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 98-105, fev. 2012. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4801/4071. Acesso em: 18 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v6i1.4801

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GALTUNG, J. Violência cultural. Gernika-Lumo: Gernika Gogoratuz, 2003.

GIGLIO, S. S. Futebol: mitos, ídolos e heróis. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.

GUARESCHI, P. A.; BIZ, O. Mídia, educação e cidadania: tudo o que você deve saber sobre mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LIBÂNEO, J. C. As tecnologias da comunicação e informação e a formação de professores. In: VALE, J. M. F. et. al (Orgs). Escola pública e sociedade. São Paulo: E. A. Lucci, 2002. p. 163-169.

MARTÍNEZ GUZMÁN, V. Uma proposta de filosofia para a paz. In: JALALI, V. R. R. (Org.). Estudos para a paz. Aracaju: Criação, 2010. p. 15-30.

MENEZES, M. A. S. A educação para a paz no contexto escolar. In: JALALI, V. R. R. (Org.). Estudos para a paz. Aracaju: Criação, 2010. p. 183-189.

NOS ALDÁS, E. Repensar e reaprender a comunicação para uma cidadania cosmopolita. In: JALALI, V. R. R. (Org.). Estudos para a paz. Aracaju: Criação, 2010. p. 113-127.

PÚBLIO JÚNIOR, C. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 1092-1105, jul. 2018. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190/7521. Acesso em: 19 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190

RABBANI, M. J. Cidadania e a busca pelo reconhecimento nas sociedades modernas. In: JALALI, V. R. R. (Org.). Estudos para a paz. Aracaju: Criação, 2010. p. 31-54.

SILVA, R. L. O. Resolução de conflitos a partir da escola: uma proposta para a construção da paz. In: JALALI, V. R. R. (Org.). Estudos para a paz. Aracaju: Criação, 2010. p. 169-181.

Publicado

04/05/2020

Como Citar

PATRINHANI, G. F.; AMÉRICO, M. Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1991–2005, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13581. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13581. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos