A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15695

Palavras-chave:

COVID-19, Isolamento social, Educação, TDIC

Resumo

As medidas adotadas devido à pandemia de Covid-19 intensificaram um processo que já havia se iniciado: a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para ensinar no século XXI. No presente trabalho elencamos e indicamos tecnologias de utilização gratuitas no cotidiano para práticas de ensino em ambientes virtuais. Utilizamos como base teórica autores que abordam a educação em rede, rede social para educação e a inteligência coletiva para refletir os desafios encontrados pelos professores durante o distanciamento social. Realizamos uma revisão bibliográfica e elucidamos, a partir da análise das tecnologias, a importância das TDIC, desde a escolha correta até a promoção e construção de um ambiente de trocas do conhecimento no ambiente virtual. Assim, professor e estudante, a partir da mediação, do diálogo, têm a possibilidade de juntos poder superar as dificuldades impostas pelo isolamento social à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Machado da Rocha, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Jornalista Pós-Doc em Ensino do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/IOC/Fiocruz).

Roberta Pires Corrêa, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Coordenadora pedagógica no Município Rio de Janeiro, Doutora em Ensino em Biociências e Saúde.

Roberto Rodrigues Ferreira, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Biólogo Pesquisador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Doutorado em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ).

Referências

ALVES, E. J.; SILVA, B. D. Aprender “com” a tecnologia: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 4, p. 658-669, jul./set. 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7287. Acesso em: 10 jul. 2020.

ALVES, G. L.; MAMEDE, S. B. Quando uma pandemia expõe as limitações da escola e da educação ambiental formal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 15, n. 4, p. 175-189, jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10868. Acesso em: 16 set. 2021.

ALVES, J. M.; CABRAL, I.; COSTA, J. Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: Entre o caos e a redenção. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/30826/1/9789895436460.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

ANATEL. Agência Nacional de Telecomunicações. Brasil tem 236,2 milhões de linhas móveis em janeiro de 2018. Brasília, DF: ANATEL, 2018. Disponível em: https://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/283-brasil-tem-236-2-milhoes-de-linhas-moveis-em-janeiro-de-2018. Acesso em: 29 set. 2020.

BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: As socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1059-1083, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KsN57fkpqH35MtdpqcHfmZL/?format.pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.

BRASIL. Portaria n. 522, de 09 de abril de 1997. Criação do Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001167.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 30 set. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf?query=covid. Acesso em: 10 jan. 2020.

BURKI, T. K. Coronavírus na China. The Lancet. Respiratory Medicine, v. 8, n. 3, p. 238, mar. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanres/article/PIIS2213-2600(20)30056-4/fulltext. Acesso em: 14 jan. 2022.

CAMACHO, A. C. L. F. et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: Orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-10, mar. 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746. Acesso em: 11 fev. 2022.

CANI, J. B. et al. Educação e covid-19: A arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, Vitória, v. 6, n. 1, p. 23-39, jun. 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713. Acesso em: 19 jun. 2021.

CARVALHO, T. C. D. C. V.; DAVID, P. B.; VASCONCELOS, F. H. L. Percepções sobre as Políticas Públicas de inclusão digital na Educação Básica durante a pandemia da Covid-19: Uma análise bibliográfica. Conexões-Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 15, p. 1-11, maio 2021. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2097. Acesso em: 06 mar. 2021.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2018.

CHEN, J. Pathogenicity and transmissibility of 2019-nCoV—a quick overview and comparison with other emerging viruses. Microbes and infection, v. 22, n. 2, p. 69-71, mar. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1286457920300265. Acesso em: 13 nov. 2021.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M. P. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas-Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777. Acesso em: 08 jan. 2022.

DORNELES, D. M.; CHAVES, L. M. N. A formação do professor para o uso das TICS em sala de aula: Uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Caribe, v. 5, n. 2, p. 71-87, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5771/577163629009.pdf. Acesso em: 13 maio 2021.

FERREIRA, C. A. A.; PENA, F. G. O uso da tecnologia no combate ao covid-19: Uma pesquisa documental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 27315-27326, maio 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10006. Acesso em: 13 out. 2021.

FIOCRUZ. Nota Técnica n. 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ. Embasamento técnico e sugestões para ações de promoção da saúde ambiental e estratégias educacionais para mitigar as iniquidades no acesso à Educação Básica no Brasil no contexto da pandemia de COVID-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2020. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ioc/media/nota_tecnica_n01_2020_pgebs_ioc_fiocruz.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GAMA, J. A. A. et al. “Nós somos as redes”: Reflexões sobre o uso das redes sociais na escola. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 9, p. 184-193, jun. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2244. Acesso em: 18 out. 2021.

GARCIA, L. M. M.; FERREIRA, M. J. A. A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo: Cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, v. 2/3, p. 71-77, 2011. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/handle/11328/447. Acesso em: 10 ago. 2020.

GOEDERT, L.; ARNDT, K. B. F. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 2, p. 104-121, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051. Acesso em: 09 out. 2021.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: Uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2004.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população residente no brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Brasília, DF: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados. Acesso em: 29 set. 2020.

LEVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LEVY, P. Inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

LIMA, A. L. D.; ROSENDO, R. Séries finais do ensino fundamental: O papel das TIC na etapa mais desafiadora do ensino básico. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.

MACIEL, W. L.; LIMA, C. M. D. O uso da tecnologia como facilitadora para resolução de atividades extraclasse. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 5, n. 1, p. 566-580, jan./mar. 2020. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1021. Acesso em: 29 set. 2020.

MARIANO, J. A.; SILVA, M. A. As dificuldades e a importância do professor e da tecnologia em tempos de pandemia. Revista eletrônica Humanares, v. 1, n. 002, p. 1, 2020. Disponível em: https://revistahumanares.uespi.br/index.php/HumanaRes/article/view/51. Acesso em: 12 jan. 2022.

MATTAR, J. Design educacional: Educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

MATTAR, J. YouTube na educação: O uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009. Disponível em: http://joaomattar.com/YouTube%20na%20Educação%20o%20uso%20de%20vídeos%20em%20EaD.pdf. Acesso em: 23 jan. 2022.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: Aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX; UEPG, 2015. v. 2.

MOREIRA, D.; BARROS, D. M. V. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9661. Acesso em: 10 jan. 2022.

MOREIRA, J. A.; JUNUÁRIO, S. Redes sociais e educação: Reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C.; SANTOS, E. (org.). Facebook e educação: Publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

NUNES, L. L. S. T. et al. Educação em rede: Tendências tecnológicas e pedagógicas na sociedade em rede. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 3, n. 2, p. 197-212, 2016. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/116. Acesso em: 18 out. 2021.

OLIVEIRA, B. R. et al. Implementação da educação remota em tempos de pandemia: Análise da experiência do Estado de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84-106, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13928. Acesso em: 02 set. 2021.

OLIVEIRA, J. L.; ANDRADE, M. N.; ALMEIDA, D. R. J. D. A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. Brasil escola, UOL, 2010. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-resistencia-professor-diante-das-novas-tecnologias.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report –51. Genebra: OMS, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 02 ago. 2020.

PIMENTA, D. R. A filosofia posta em imagens de Albert Camus. PROMETEUS FILOSOFIA, v. 11, n. 26, p. 83-99, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/8611. Acesso em: 11 fev. 2022.

PLANA, M. G. et al. Improving learners’ reading skills through instant short messages: A sample study using WhatsApp. In: GIMENO-SANZ, A.; LEVY, M.; BARR, D.; BLIN, F. (eds.). WorldCALL: Sustainability and Computer-Assisted Language Learning. Londres: Bloomsbury publishing, 2013.

POSSOLLI, G. E.; NASCIMENTO, G. L.; SILVA, J. O. M. A utilização do Facebook no contexto acadêmico: o perfil de utilização e as contribuições pedagógicas e para educação em saúde. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-10, jul. 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/57586/0. Acesso em: 1 maio 2021.

RAMBE, P.; BERE, A. Using mobile instant messaging to leverage learner participation and transform pedagogy at a South African University of Technology. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 3, jun. 2013. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjet.12057. Acesso em: 23 maio 2021.

RIDLEY, M. Das aulas presenciais às aulas remotas: As abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus COVID-191! Ver. Cient. Schola, Santa Maria, v. 6, n. 1, jul. 2020. Disponível em: https://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning (ITDL), v. 2, n. 1, p. 1-9, 2005. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. COVID-19: 10 recomendações para planejar soluções de ensino a distância. UNESCO, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/Covid-19-10-recommendations-plan-distance-learning-solutions. Acesso: 12 set. 2022.

VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014. Disponível em: https://unifeso.edu.br/revista/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/viewFile/17/24. Acesso em: 10 jan. 2022.

WHATSAPP comes in handy for students and teachers. ArabNews, 2015. Disponível em: http://www.arabnews.com/news/540941?page=1. Acesso em: 15 jul. 2020.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

ROCHA, R. de C. M. da; CORRÊA, R. P.; FERREIRA, R. R. A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2526–2543, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15695. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15695. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos