Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência. Percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos de ensino e produção da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13623

Palavras-chave:

Ciência, Ensino, Cartografia dos saberes, Matrizes rizomáticas, Amorcomtur, Amorosidade.

Resumo

O texto tem caráter ensaístico, como resultado de 30 anos de docência, pesquisa e consultoria e supervisão de textos, ligados à produção da Ciência, em diversas áreas. Trama de ‘floresceres’, no ensino da Ciência, propõe apresentar sinalizadores encontrados nos percursos de ensino, orientados pelos pressupostos de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos, envolvendo estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado em várias áreas, especial e diretamente, no trabalho desenvolvido em seis universidades brasileiras, com parcerias com pesquisadores de, pelo menos, oito países. O referencial teórico é transdisciplinar, marcado fortemente pela Esquizoanálise de Félix Guattari e Gilles Deleuze, bem como por pressupostos epistemológicos de mutação da Ciência Contemporânea, sinalizados por autores como Fritjof Capra, Roberto Crema, Boaventura de Souza Santos, Deepak Chopra, Amit Goswmani, Marcelo Gleiser, entre outros. Em Educação, destaca-se o pensamento de Paulo Freire, Francisco Varela e Humberto Maturana, sempre em associação aos pressupostos esquizoanalíticos, especialmente referente às máquinas autopoiéticas de produção de subjetividade. Em termos metodológicos, o texto tem orientação da estratégia autoral denominada Cartografia dos Saberes, em combinação com as Matrizes Rizomáticas, buscando a combinação entre as quatro trilhas de investigação: Saberes Pessoais, Saberes Teóricos, Usina de Produção e Dimensão Intuitiva da Pesquisa, com o alinhamento matricial dos fluxos narrativos, possíveis de serem apreendidos apenas em rizomas reflexivos.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação Social da UCS. Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese. Professora Colaboradora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia (UFAM). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

BAPTISTA, M. L. C. Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência. Percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos de ensino e produção da ciência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1322–1342, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13623. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13623. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos