Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência. Percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos de ensino e produção da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13623

Palavras-chave:

Ciência, Ensino, Cartografia dos saberes, Matrizes rizomáticas, Amorcomtur, Amorosidade.

Resumo

O texto tem caráter ensaístico, como resultado de 30 anos de docência, pesquisa e consultoria e supervisão de textos, ligados à produção da Ciência, em diversas áreas. Trama de ‘floresceres’, no ensino da Ciência, propõe apresentar sinalizadores encontrados nos percursos de ensino, orientados pelos pressupostos de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos, envolvendo estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado em várias áreas, especial e diretamente, no trabalho desenvolvido em seis universidades brasileiras, com parcerias com pesquisadores de, pelo menos, oito países. O referencial teórico é transdisciplinar, marcado fortemente pela Esquizoanálise de Félix Guattari e Gilles Deleuze, bem como por pressupostos epistemológicos de mutação da Ciência Contemporânea, sinalizados por autores como Fritjof Capra, Roberto Crema, Boaventura de Souza Santos, Deepak Chopra, Amit Goswmani, Marcelo Gleiser, entre outros. Em Educação, destaca-se o pensamento de Paulo Freire, Francisco Varela e Humberto Maturana, sempre em associação aos pressupostos esquizoanalíticos, especialmente referente às máquinas autopoiéticas de produção de subjetividade. Em termos metodológicos, o texto tem orientação da estratégia autoral denominada Cartografia dos Saberes, em combinação com as Matrizes Rizomáticas, buscando a combinação entre as quatro trilhas de investigação: Saberes Pessoais, Saberes Teóricos, Usina de Produção e Dimensão Intuitiva da Pesquisa, com o alinhamento matricial dos fluxos narrativos, possíveis de serem apreendidos apenas em rizomas reflexivos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação Social da UCS. Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese. Professora Colaboradora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia (UFAM). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Referências

ALMEIDA, Lutero Pröscholdt. Dobras de Deleuze, Desdobramentos de Lina Bo Bardi. As Dobras Deleuzianas nos Desdobramentos ético-estéticos de Lina Bo Bardi. Orientador: Prof. Dr. Fernando Gigante Ferraz. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.

ÁVILA, Newton Fernandes de. Dança Circular: um corpo que se expressa e acolhe. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017.

BAPTISTA, M. L. C. ‘Amar la trama más que el desenlace!’. Reflexões sobre as proposições trama ecossistêmica da ciência, cartografia dos saberes e matrizes rizomáticas, na pesquisa em turismo. In: SEMINÁRIO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 16., 2019. Curitiba. Anais[...] Curitiba, 2019. p. 1.

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos: Sinalizadores teórico-metodológicos, no estudo de ecossistemas turísticocomunicacionais-subjetivos, considerados a partir de sua característica ecossistêmica, caosmótica e autopoiética. Projeto de pesquisa. Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais (SOCIOEDUC). Universidade de Caxias do Sul, 2018.

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. O sujeito da escrita e a trama comunicacional. Um estudo sobre os processos de escrita do jovem adulto como expressão da trama comunicacional e da subjetividade contemporânea. Orientador: Mauro Wilton de Sousa. 2000. 440. f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2000.

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Trama AMORCOMTUR! Complexos processos comunicacionais e subjetivos, que potencializam o turismo, considerados sobre o viés da amorosidade e autopoiese. Projeto de pesquisa. Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais (SOCIOEDUC). Universidade de Caxias do Sul, 2016-2018.

BIAZUS, Natalia. Turismo, Comunicação e a Perspectiva Trama. sinalizadores-síntese do festival brasileiro de música de rua e suas relações com o turismo em Caxias do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. Uma nova compreensão dos sistemas vivos. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

CREMA, Roberto. Introdução à visão holística. Breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de janeiro: 34. ed. 1995.

FERREIRA, Lígia Hecker. O mal-estar na escola. Uma pragmática ético-estética. Orientadora: Suely Belinha Rolnik. 1998. 143 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

ETMOLOGIA. Etmologia de escola. Origem do significado. Disponível em: https://etimologia.com.br/escola/. Acesso em: 30 mar. 2020.

GRAMATICA.NET. Etimologia de “escola”. Origem das palavras. Disponível em: https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-escola/_. Acesso em: 30 mar. 2020.

GRAMATICA.NET. Etimologia de “educação”. Origem das palavras. Disponível em: https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-educacao/. Acesso em: 30 mar. 2020.

GUATTARI, Felix. Caosmose. Um novo paradigma ético-estético. 34. ed. Rio de Janeiro, 1992.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.

LEONI, Carlos. Jammo in Cantina? C Que Sabe! A italianidade na gastronomia paulistana: marcas de hospitalidade e amorosidade. Orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017.

LIMA, Edvaldo Pereira (Coord.). Econautas: ecologia e jornalismo literário avançado. Canoas, RS: Universidade Luterana do Brasil, 1996. (Coleção Mundo Mídia).

LIMA, Edvaldo Pereira. Ayrton Senna. Guerreiro de aquário. São Paulo: Editora: Brasiliense, 1995.

LIMA, Edvaldo Pereira. Colômbia Espelho América: dos piratas a Garcia Márquez, viagem pelo sonho de integração latino-americana. São Paulo: Perspectiva/EdUSP, 1987.

LIMA, Edvaldo Pereira. Da escrita total à consciência planetária. In: Brandão, CARLOS Henrique; ALESSANDRINI, Cristina. (Orgs.). Criatividade e novas metodologias. São Paulo: Petrópolis, 1998.

LIMA, Edvaldo Pereira. Escrita total. Escrevendo bem e vivendo com prazer, alma e propósito. São Paulo, Sistema Clube de Autores, 2009.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. São Paulo: Manole, 2004.

LIMA, Renato dos Santos. Turismo, hospitalidade e amorosidade: os sujeitos-devotos do círio de nossa senhora de nazaré em Belém do Pará. Orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista. 2017. 196 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017.

MARTINS, Evandro Silva. A Etimologia de alguns vocábulos referentes à educação. Olhares & Trilhas, Uberlândia, Ano. VI, n. 6, p. 31-36, 2005.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MELO, Camila Carvalho de. Caminhada noturna do turismo tramas subjetivas e comunicacionais no processo de desterritorialização. Orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

PESSOA JR, Osvaldo. Física quântica. Entenda as diversas interpretações da física quântica, 2007-2011. Disponível em: http://opessoa.fflch.usp.br/sites/opessoa.fflch.usp.br/files/Vya-Quantica-Tudo.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

PRIGOGINE, Ylia. Ciência razão e paixão. In: CARVALHO, Edgard de Assis; ALMEIDA, Maria da Conceição de. (Orgs). Tradução: Edgard de Assis Carvalho; Isa Hetzel. Belém, Pará: Eduepa, 2001.

PUERTO, Charlene Brum Del. Turismo em cemitérios. Um estudo sobre o cemitério como patrimônio e atrativo turístico, considerando a ambivalência morte e vida das necrópoles. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Turismo). Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.

RIBEIRO, Helena Charko. Turismo e saúde: sinalizadores turísticos de porto alegre, relatados pelos usuários do sistema único de saúde (SUS) e seus acompanhantes, em processos de deslocamento. 2019. 221. f. Tese (Doutorado em Turismo e Hospitalidade) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

RODRIGUES, Adriano Silva. Aturá: trançado de saberes amazônicos. Estudo de caso da rádio Tribos do Norte. Orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. São Paulo: Liberdade, 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Revista do Instituto de Estudos Avançados da USP, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.

SILVA, Renan de Lima da. Em ondas com o turismo: O Olhar da comunidade sobre o turismo nas praias do farol de Santa Marta. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Turismo). Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

SILVEIRA, Vanilson Pereira. Garibaldi: Destino cinematográfico! Um estudo sobre a relação entre cinema e turismo no município de Garibaldi/RS. Orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.

THOMAZI, Mara Regina. Hostel: Território de hospedagem marcado pela trama turístico-comunicacional. 2019. 197 fls. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

VARELA, Francisco Javier; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. De cuerpo presente. Las ciencias cognitivas y la experiencia humana. Barcelona/Espanha: Gedisa, 1992.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

Baptista, M. L. C. (2020). Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência. Percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos de ensino e produção da ciência. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 15(3), 1322–1342. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13623