Ensino superior: entre docências e violências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13799

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão em educação, Violências, Perspectiva omnilética.

Resumo

Com base em dados da Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências e da Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e nos dados da Diretoria de Ações Afirmativas e Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora, este artigo tem por objetivo analisar e discutir as violências nas relações entre professores e alunos na perspectiva omnilética (SANTOS, 2013). Partimos de uma revisão de literatura sobre o tema geral da violência em sala de aula no ensino superior e, na sequência, por meio da metodologia de estudo de caso (YIN, 2010), analisamos duas ocorrências nos anos de 2015 e 2017 na UFRJ e na UFJF, respectivamente. Os resultados apontam para a urgência da promoção de propostas balizadoras de culturas, práticas e políticas institucionais de combate às violências nas instituições investigadas.

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Biografia do Autor

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada. Departamento Fundamentos da Educação.

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada. Departamento Fundamentos da Educação.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora Adjunta. Departamento de Educação.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

SANTOS, M. P. dos; MELO, S. C. de; SANTIAGO, M. C. Ensino superior: entre docências e violências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1449–1464, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13799. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13799. Acesso em: 22 nov. 2024.