Rememorar é transcender: um diálogo com licenciandos do grupo PET conexões de saberes da Universidade Federal Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13829

Palavras-chave:

Formação inicial, Programa de Educação Tutorial, Saberes docentes, Profissão docente.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos. Com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, o universo investigado foi composto por 4 licenciandos, bolsistas do referido Grupo, que a ele estiveram vinculados entre os anos de 2014 e 2018. As informações foram coletadas por meio de entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado, caderno de campo e observações das reuniões realizadas nos encontros semanais. Também foram analisados documentos oficiais que respaldam legalmente o Programa de Educação Tutorial/MEC-SESu e materiais que norteiam a criação e o desenvolvimento do trabalho realizado pelo Grupo selecionado. Os resultados evidenciam produção e articulação de saberes docentes produzidos na universidade e na escola, compartilhamento de ações de natureza profissional, ressignificação dos conhecimentos teóricos estudados e desenvolvimento de um olhar investigativo sobre sua futura profissão. Apontam, ainda, que a participação no Grupo citado amplia e reforça as chances de permanência na universidade devido ao sentimento de coletividade, de acolhimento pessoal e de pertencimento no sentido profissional, bem como em razão do apoio financeiro que os licenciandos recebem do Programa, mediante o pagamento de uma bolsa.

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Biografia do Autor

Cyntia de Souza Bastos Rezende, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Doutoranda em Educação.

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

REZENDE, C. de S. B.; VASCONCELLOS, M. Rememorar é transcender: um diálogo com licenciandos do grupo PET conexões de saberes da Universidade Federal Fluminense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1569–1584, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13829. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13829. Acesso em: 22 dez. 2024.