O pensamento ibero-americano: caminho para a internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14503

Palavras-chave:

Educação, Ibero-América, Internacionalização, Divulgação científica

Resumo

A análise que aqui se apresenta busca recuperar a trajetória recente de um grupo de pesquisadores que têm se dedicado ao estudo sistemático da Educação ibero-americana. Embora centenas de pesquisas venham sendo desenvolvidas sobre a mesma temática, o grupo de pesquisa Cervantes nasceu, em 2006, pelo acordo de cooperação entre a Universidade Estadual Paulista e a Universidade de Alcalá de Henares, com o intuito de oferecer troca de conhecimento entre as duas instituições. Os impactos das novas tecnologias e o crescimento do grupo provocaram intensa modificação na dinâmica de atuação dos participantes e na forma como os investigadores passaram a produzir e divulgar as contribuições científicas elaboradas. A partir de 2012, as ações de internacionalização se fortaleceram: outras universidades latino-americanos se articularam ao grupo; há uma profunda reestruturação da Revista Ibero-Americana de Estudos de Educação. Em 2014, toda a produção intelectual produzida passa a ser difundida em formato digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Conte Vargas, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Maíra Darido da Cunha, Faculdade de Bertioga (FABE), Bertioga – SP

Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutora em Educação Escolar (UNESP).

Referências

ACEVEDO TOVAR, L. M. (Org.). Innovación e interculturalidad en la educación. 1. ed. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Facultad de Educación, 2018. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/eide/arqs/eide2018.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

BARRADAS BARATA, R. C. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, 22 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947

BIANCHETTI, L.; VALLE, I. R.; PEREIRA, G. R. M. O fim dos intelectuais acadêmicos? Induções da Capes e desafios às associações científicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

BIZELLI, J. L.; MUZZETI, L. R. (Org.). Educação e formação de professores. 1. ed. Itapetininga, SP: Ed. Hipótese, 2019(2). Disponível em: https://251c5e01-0d17-4728-99f4-0ed664f18de0.filesusr.com/ugd/c8e391_4b18c29dcb1845079ac044f5919305c6.pdf?index=true. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI, J. L.; MUZZETI, L. R. (Org.). Educação e trabalho docente. 1. ed. Bauru, SP: Editora Ibero-americana de Educação, 2020. Disponível em: https://251c5e01-0d17-4728-99f4-0ed664f18de0.filesusr.com/ugd/c8e391_57d5a982fddd4191a46bf3e8f4fac2d9.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI, J. L. Internacionalización: reflexiones a partir de la experiencia de un programa de postgrado en Educación Escolar brasileña. In: MARTÍN BRIS, M; JABONERO BLANCO, M. (Org.). Internacionalización de la educación en Iberoamérica: reflexiones y proyecciones. 1. ed. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá/Editora Santillana, 2017. v. 1. p. 35-41.

BIZELLI, J. L.; HEREDERO, E. S.; RIBEIRO, P. R. M. (Org.). Inclusão e aprendizagem: desafios para a escola em Ibero-América. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-temas-em-educacao-escolar-n23.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI, J. L.; HEREDERO, E. S.; VARGAS, T. C.; SANTOS CRUZ, J. A. ENCONTRO IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO, 14., 2019, Araraquara. Anais [...]. Araraquara, SP: UNESP; Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2019. Disponível em: https://www.editoraiberoamericana.com/anaisxiveide2019. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI, J. L.; MUZZETI, L. R. (Org.). Práticas pedagógicas em educação. 1. ed. Itapetininga: Edições Hipótese, 2019(1). Disponível em: https://251c5e01-0d17-4728-99f4-0ed664f18de0.filesusr.com/ugd/c8e391_5f7709d1ca1343aaaa00cb3126adc920.pdf?index=true. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI, J. L.; SANTOS CRUZ, J. A. Educación e Internacionalización: ¿competencia o colaboración? In: MARTIN BRIS, M. (Org.). Internacionalización de la educación superior en Iberoamérica: miradas y perspectivas. 1. ed. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2016. v. 1. p. 77-90.

BIZELLI, J. L.; SANTOS CRUZ, J. A. Indexadores internacionais para medir a produção docente na área de educação. In: LAMOTHE ZAVALETA, C.; MIRANDA ÁLVAREZ, M. C.; MARTÍN BRIS, M. (Org.). Práctica docente: experiencias, reflexiones y propuestas desde Iberoamérica. 1. ed. Veracruz: Universidad Veracruzana/México Academia Journals, 2019. v. 1. p. 137-148.

BIZELLI, J. L.; SOUZA, C. B. G. (Org.). Caminhos para a Escola Inclusiva. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014(2). Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-temas-em-educacao-escolar-n.21.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI, J. L.; SOUZA, C. B. G. (Org.). Faces da escola em ibero-américa. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014(1). Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-temas-em-educacao-escolar-n.20.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

BIZELLI; J. L.; MUZZETI, L. R.; SOUZA LEMES, S. ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO, 5., 2016, Araraquara. Anais [...]. Araraquara, SP: UNESP, 2016. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/eide/arqs/eidex.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

JABONERO, M.; BRIS, M. M.; ARIAS, A. M.; BIZELLI, J. L. (Org.). Miradas diversas de la educación en Iberoamérica. 2. ed. revisada e ampliada. Alcalá de Henares, Espanha: Universidad de Alcalá, 2015. Disponível em: https://ebuah.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/21398/9788415834946.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 nov. 2020.

KUHLMANN JR., Moysés. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Caderno de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 838-855, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143597

MARTÍN BRIS, M.; MIRANDA ÁLVAREZ, M. C.; SEBASTIÁN HEREDERO, E.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). Visiones de la educación en Iberoamérica: experiencias y reflexiones. Tomo I. La educación para todos y la calidad. 1. ed. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(1). v. 1. Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MARTÍN BRIS, M.; MIRANDA ÁLVAREZ, M. C.; SEBASTIÁN HEREDERO, E.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). Visiones de la educación en Iberoamérica: experiencias y reflexiones. Tomo II. Tópicos emergentes de la educación. 1. ed. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(2). v. 2. Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MARTÍN BRIS, M.; MIRANDA ÁLVAREZ, M. C.; SEBASTIÁN HEREDERO, E.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). Visiones de la educación en Iberoamérica: experiencias y reflexiones. Tomo III. Una Mirada a la pluralidad educativa. 1. ed. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(3). v. 3. Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MARTÍN BRIS, M.; SEBASTIÁN HEREDERO, E. (Org.). Hacia un modelo educativo de calidad y transformador. 1. ed. Madrid: Ed Santillana/Universidad de Alcalá, 2017. Disponível em: http://www.redage.org/sites/default/files/adjuntos/hacia_un_modelo_educativo.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

MARTINEZ, A.; OSORIO, L. M.; ACOSTA, J. Reflexiones sobre la Educacion en Iberoamerica: Memorias del IX Encuentro Iberoamericano de Educación. Colombia, Bucaramanga: UNAB, 2015. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/eide/arqs/eideix.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

MIRANDA ALVAREZ, M. C.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). Educación, tecnología e innovación: la tríada indisoluble. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(1). Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MIRANDA ALVAREZ, M. C.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). La Diversidad: encuentro y análisis. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(3). Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MIRANDA ALVAREZ, M. C.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). La Educación Básica: vivencias y reflexiones para contar. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(4). Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MIRANDA ALVAREZ, M. C.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). Perspectivas e Identidades en el contexto de la Política Educativa. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(5), p. 14-19. Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

MIRANDA ALVAREZ, M. C.; EDEL NAVARRO, R. (Org.). Perspectivas, visiones e abordajes en Educación Superior. Veracruz, México: Universidad Veracruzana, 2016(2). Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/eide/memorias-del-encuentro/. Acesso em: 5 nov. 2020.

SEBASTIÁN HEREDERO, E.; BIZELLI, J. L.; MARTIN BRIS, M. Un recorrido por los encuentros iberoamericanos de educación. Una historia de producción científica interinstitucional consolidada. Revista Tendencias Pedagógicas, Madrid, v. 30, p. 329-338, 2017.

SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. R. Trabalho Intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

Publicado

01/12/2020

Como Citar

VARGAS, T. C.; CUNHA, M. D. da. O pensamento ibero-americano: caminho para a internacionalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2543–2555, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14503. Acesso em: 21 nov. 2024.