Educação científica e realidade agropecuária em Cuba: algumas ideias sobre sua mudança epistemológica

Eduardo Francisco Freyre Roach, Adolfo Ramos Lamar

Resumo


Este artigo aborda a mudança epistemológica que hoje vai ganhando importância no contexto da Educação Superior agropecuária de Cuba. Significa que nesse contexto se vai abrindo uma nova visão do conhecimento científico, sua ontologia, gnoseologia, lógica, e método e sua relação com a tecnologia e o conhecimento dos camponeses, assim como seus condicionamentos e impactos sociais e ambientais. Esta mudança de paradigma epistemológico está relacionada com a necessidade do desenvolvimento sustentável da agricultura como alternativa ao modelo convencional de desenvolvimento agropecuário apoiado na monocultura, a dependência de altos insumos industriais importados e a prática de extensionismo agrário vertical-burocrático das instituições de produção de conhecimentos científicos. O estudo foi elaborado mediante a revisão bibliográfica-documental e a sistematização da experiência docente e de pesquisa dos autores no campo da filosofia, a epistemologia e a metodologia da pesquisa em educação.

Palavras-chave


Agricultura sustentável; Cuba; Educação superior agropecuária; Epistemologia.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11530



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