Cursos de curta duração no exterior: aprendizagens obtidas por estudantes de pós-graduação em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14505

Palavras-chave:

Internacionalização, Mobilidade estudantil, Estudante de pós-graduação, Aprendizagem

Resumo

A mobilidade acadêmica é uma estratégia para alcançar a internacionalização e ajuda a atender às demandas da globalização. Este trabalho relata os aprendizados alcançados por 31 estudantes mexicanos de um programa de mestrado profissionalizante, que fez um curso curto de uma semana na Universidade de Salamanca e na Universidade de Coimbra. O método consistiu na realização da análise de conteúdo qualitativo ao trabalho final dos alunos, especificamente as seções reflexivas solicitadas. O resultado permite identificar aprendizados de natureza diferente: (1) conceitual, principalmente os do curso; (2) processual, pelo planejamento da viagem; (3) atitudes, como crescimento pessoal, experiência de valores e reprodução de estereótipos, e (4) sociofetiva, pela convivência. A conclusão estabelece a relevância e a significância das viagens de estudo desse tipo, que, apesar de sua brevidade, envolvem grandes aprendizados de natureza diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis Bonilla Esquivel, Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS), Tijuana – Baja California

Director del Colegio de Ciencias Sociales y Humanidades y coordinador académico del Doctorado en Educación a nivel sistema.

Melanie Elizabeth Montes Silva, Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS), Tijuana – Baja California

Coordinadora académica del Doctorado en Educación.

Referências

ALCÓN, E. La internacionalización de los estudiantes universitarios. La cuestión Universitaria, n. 7, p. 32-39, 2011.

ANUIES. Movilidad estudiantil. [21--]. Disponible en: http://www.anuies.mx/programas-y-proyectos/cooperacion-academica-nacional-e-internacional/cooperacion-academica-internacional/movilidad-estudiantil. Acceso en: 10 sep. 2020.

BEELEN, J.; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A.; MATEI, L.; PRICOPIE, R.; SALMI, J.; SCOTT, P. (Eds.). The European higher education area. Between critical reflections and future policies. Springer, Cham, 2015. p. 59-72. DOI: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-20877-0_5

CHANTRAIN, H. Mobility of students, academic and administrative staff: A basis for establishing a European Higher Education area. Folia Phoniatrica et Logopaedica, v. 62, n. 5, p. 234-237. DOI: https://doi.org/10.1159/000314786

DE WIT, H. Globalización e internacionalización de la educación superior RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 8, n. 2, p. 77-84. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78018793007. Acceso en: 10 sep. 2020.

FRANCO-LEAL, N.; SOETANTO, D.; CAMELO-ORDAZ, C. Do they matter? The role of non-academics in the internationalization of academic spin-offs. Journal of International Entrepreneurship, v. 14, n. 3, p. 410-440, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10843-016-0184-x

GALLEGO, J. L.; SALVADOR, F. Contenidos y competencias básicas en el proceso didáctico. In: MEDINA, A.; SALVADOR, F. (Eds.). Didáctica general. 2. ed. Madrid, España: Pearson Prentice Hall y UNED, 2009. p. 139-166.

GÁRATE, A.; ROCHA, J. (Eds.). Plan de desarrollo CETYS 2020. 2011. Disponible em: http://www.cetys.mx/wp-content/uploads/2017/02/PlanFINAL.pdf. Acceso en: 10 sep. 2020.

GARCÍA, J. J. Movilidad estudiantil internacional y cooperación educativa en el nivel superior de educación. Revista Iberoamericana de Educación, v. 61, p. 59-76, 2013. DOI: https://doi.org/10.35362/rie610600

GREEN, W.; MERTOVA, P. Transformalists and transactionists: towards a more comprehensive understanding of academics’ engagement with “internationalisation of the curriculum”. Research in Comparative and International Education, v. 11, n. 3, p. 229-246, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1745499916662372

KNIGHT, J. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, v. 33, n. 6, p. 2-3, 2015. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391

LANDINELLI, J. El sentido de la internacionalización universitaria en los procesos de integración regional. Boletin IESALC Informa de Educación Superior, n. 211, 2010. Disponible en: http://www.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=2421%3Ael-sentido-de-la-internacionalizacion-universitaria-en-los-procesos-de-integracion-regional&catid=126%3Anoticias-pagina-nueva&Itemid=712&lang=es. Acceso em: 10 sep. 2020.

Leask, B. Internationalizing the curriculum. Estados Unidos: Routledge, 2015.

MAYRING, P. Qualitative content analysis: theoretical foundation, basic procedures and software solution. Klagenfurt, Austria: Social Science Open Access Repository. Disponible en: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-395173. Acceso em: 10 sep. 2020.

SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. 3. ed. Londres, Inglaterra: SAGE, 2016.

Publicado

01/12/2020

Como Citar

BONILLA ESQUIVEL, J. L.; MONTES SILVA, M. E. Cursos de curta duração no exterior: aprendizagens obtidas por estudantes de pós-graduação em Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2577–2586, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14505. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14505. Acesso em: 28 mar. 2024.