Cursos de curta duração no exterior: aprendizagens obtidas por estudantes de pós-graduação em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14505

Palavras-chave:

Internacionalização, Mobilidade estudantil, Estudante de pós-graduação, Aprendizagem

Resumo

A mobilidade acadêmica é uma estratégia para alcançar a internacionalização e ajuda a atender às demandas da globalização. Este trabalho relata os aprendizados alcançados por 31 estudantes mexicanos de um programa de mestrado profissionalizante, que fez um curso curto de uma semana na Universidade de Salamanca e na Universidade de Coimbra. O método consistiu na realização da análise de conteúdo qualitativo ao trabalho final dos alunos, especificamente as seções reflexivas solicitadas. O resultado permite identificar aprendizados de natureza diferente: (1) conceitual, principalmente os do curso; (2) processual, pelo planejamento da viagem; (3) atitudes, como crescimento pessoal, experiência de valores e reprodução de estereótipos, e (4) sociofetiva, pela convivência. A conclusão estabelece a relevância e a significância das viagens de estudo desse tipo, que, apesar de sua brevidade, envolvem grandes aprendizados de natureza diferente.

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Biografia do Autor

José Luis Bonilla Esquivel, Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS), Tijuana – Baja California

Director del Colegio de Ciencias Sociales y Humanidades y coordinador académico del Doctorado en Educación a nivel sistema.

Melanie Elizabeth Montes Silva, Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS), Tijuana – Baja California

Coordinadora académica del Doctorado en Educación.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

BONILLA ESQUIVEL, J. L.; MONTES SILVA, M. E. Cursos de curta duração no exterior: aprendizagens obtidas por estudantes de pós-graduação em Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2577–2586, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14505. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14505. Acesso em: 21 nov. 2024.