Framework para o ensino da pesquisa nas pós-graduações em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14512

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Framework da pesquisa, Pós-graduação e pesquisa

Resumo

A autonomia da cátedra da Universidade é essencial para o crescimento da academia e da pesquisa. No entanto, essa singularidade pode se tornar um obstáculo para o intercâmbio de alunos, homologação de cursos e, em geral, para a interação adequada entre alunos-pesquisadores-professores de diferentes universidades (dentro e fora do país). O fortalecimento dos programas educacionais decorre fundamentalmente dos processos de pesquisa. Hoje, em uma sociedade globalizada, é cada vez mais comum encontrar alunos e professores em busca de intercâmbios acadêmicos e de pesquisa para ampliar seu perfil acadêmico e profissional. No entanto, poucos são capazes de encontrar Universidades relacionadas aos seus atuais processos de formação e ensino. Este artigo descreve em detalhes, após dois anos de coleta de informações qualitativas e quantitativas, um framework comum para o ensino da pesquisa em programas de pós-graduação em educação. Este framework busca iniciar a discussão, a partir das Ciências Sociais e Humanas, sobre quão valioso e rigoroso deve ser o processo de pesquisa em seus programas de pós-graduação para as universidades. Isso permitirá a criação de estratégias de intercâmbio e fortalecimento, com base na pesquisa, de programas acadêmicos.

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Biografia do Autor

Roman Eduardo Sarmiento Porras, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB), Bucaramanga – Santander

Docente del Departamento de Matemáticas y Ciencias Naturales. Doctor en Tecnología Educativa (SIU) – Illinois.

Lina Maria Osorio Valdés, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB), Bucaramanga – Santander

Coordinadora de Posgrados Facultad de Ciencias Sociales, Humanidades y Artes.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

PORRAS, R. E. S.; OSORIO VALDÉS, L. M. Framework para o ensino da pesquisa nas pós-graduações em Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2653–2670, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14512. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14512. Acesso em: 21 nov. 2024.