Framework para o ensino da pesquisa nas pós-graduações em Educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14512Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Framework da pesquisa, Pós-graduação e pesquisaResumo
A autonomia da cátedra da Universidade é essencial para o crescimento da academia e da pesquisa. No entanto, essa singularidade pode se tornar um obstáculo para o intercâmbio de alunos, homologação de cursos e, em geral, para a interação adequada entre alunos-pesquisadores-professores de diferentes universidades (dentro e fora do país). O fortalecimento dos programas educacionais decorre fundamentalmente dos processos de pesquisa. Hoje, em uma sociedade globalizada, é cada vez mais comum encontrar alunos e professores em busca de intercâmbios acadêmicos e de pesquisa para ampliar seu perfil acadêmico e profissional. No entanto, poucos são capazes de encontrar Universidades relacionadas aos seus atuais processos de formação e ensino. Este artigo descreve em detalhes, após dois anos de coleta de informações qualitativas e quantitativas, um framework comum para o ensino da pesquisa em programas de pós-graduação em educação. Este framework busca iniciar a discussão, a partir das Ciências Sociais e Humanas, sobre quão valioso e rigoroso deve ser o processo de pesquisa em seus programas de pós-graduação para as universidades. Isso permitirá a criação de estratégias de intercâmbio e fortalecimento, com base na pesquisa, de programas acadêmicos.
Downloads
Referências
COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional (MEN). ¿Qué es la Educación Superior? 2009. Disponible en: http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-196477.html. Acceso en: 2 feb. 2017.
COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Decreto 10001, de abril 3 de 2006. Por el cual se organiza la oferta de programas de posgrado y se dictan otras disposiciones. Disponible en: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-96961_archivo_pdf.pdf. Acceso en: 2 feb. 2017.
COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Ley 115, de febrero 8 de 1994. Ley General de Educación. 1994. Disponible en: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf. Acceso en: 2 feb. 2017.
COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Ley 30, de diciembre 28 de 1992. Por el cual se organiza el servicio público de la Educación Superior. Disponible en: https://www.cna.gov.co/1741/articles-186370_ley_3092.pdf. Acceso en: 2 feb. 2017.
DÁVILA, M. Tendencias recientes de los posgrados en América Latina. Colección UAI Investigación. Editorial Teseo, Universidad Abierta Interamericana, 2012.
ESCUDERO, E. Investigación Cualitativa e Investigación Cuantitativa: un Punto de Vista. Revista enfoques educacionales. v. 6, p. 11-18, 2004.
HERNÁNDEZ, R.; FERNÁNDEZ C.; BAPTISTA, M. Metodología de la investigación. ISBN: 978-607-15-0291-9. México: McGraw Hill, 2010.
OSORIO, L.; SARMIENTO, R. Modelo de enseñanza para el Diseño e Implementación de Proyectos de Investigación en Posgrados en Ciencias Sociales y Humanas. Manuscrito: Propuesta Bienal UNAB 2017-2019. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Roman Eduardo Sarmiento Porras, Lina Maria Osorio Valdés
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.