Framework para o ensino da pesquisa nas pós-graduações em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14512

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Framework da pesquisa, Pós-graduação e pesquisa

Resumo

A autonomia da cátedra da Universidade é essencial para o crescimento da academia e da pesquisa. No entanto, essa singularidade pode se tornar um obstáculo para o intercâmbio de alunos, homologação de cursos e, em geral, para a interação adequada entre alunos-pesquisadores-professores de diferentes universidades (dentro e fora do país). O fortalecimento dos programas educacionais decorre fundamentalmente dos processos de pesquisa. Hoje, em uma sociedade globalizada, é cada vez mais comum encontrar alunos e professores em busca de intercâmbios acadêmicos e de pesquisa para ampliar seu perfil acadêmico e profissional. No entanto, poucos são capazes de encontrar Universidades relacionadas aos seus atuais processos de formação e ensino. Este artigo descreve em detalhes, após dois anos de coleta de informações qualitativas e quantitativas, um framework comum para o ensino da pesquisa em programas de pós-graduação em educação. Este framework busca iniciar a discussão, a partir das Ciências Sociais e Humanas, sobre quão valioso e rigoroso deve ser o processo de pesquisa em seus programas de pós-graduação para as universidades. Isso permitirá a criação de estratégias de intercâmbio e fortalecimento, com base na pesquisa, de programas acadêmicos.

Biografia do Autor

Roman Eduardo Sarmiento Porras, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB), Bucaramanga – Santander

Docente del Departamento de Matemáticas y Ciencias Naturales. Doctor en Tecnología Educativa (SIU) – Illinois.

Lina Maria Osorio Valdés, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB), Bucaramanga – Santander

Coordinadora de Posgrados Facultad de Ciencias Sociales, Humanidades y Artes.

Referências

COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional (MEN). ¿Qué es la Educación Superior? 2009. Disponible en: http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-196477.html. Acceso en: 2 feb. 2017.

COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Decreto 10001, de abril 3 de 2006. Por el cual se organiza la oferta de programas de posgrado y se dictan otras disposiciones. Disponible en: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-96961_archivo_pdf.pdf. Acceso en: 2 feb. 2017.

COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Ley 115, de febrero 8 de 1994. Ley General de Educación. 1994. Disponible en: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf. Acceso en: 2 feb. 2017.

COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Ley 30, de diciembre 28 de 1992. Por el cual se organiza el servicio público de la Educación Superior. Disponible en: https://www.cna.gov.co/1741/articles-186370_ley_3092.pdf. Acceso en: 2 feb. 2017.

DÁVILA, M. Tendencias recientes de los posgrados en América Latina. Colección UAI Investigación. Editorial Teseo, Universidad Abierta Interamericana, 2012.

ESCUDERO, E. Investigación Cualitativa e Investigación Cuantitativa: un Punto de Vista. Revista enfoques educacionales. v. 6, p. 11-18, 2004.

HERNÁNDEZ, R.; FERNÁNDEZ C.; BAPTISTA, M. Metodología de la investigación. ISBN: 978-607-15-0291-9. México: McGraw Hill, 2010.

OSORIO, L.; SARMIENTO, R. Modelo de enseñanza para el Diseño e Implementación de Proyectos de Investigación en Posgrados en Ciencias Sociales y Humanas. Manuscrito: Propuesta Bienal UNAB 2017-2019. 2017.

Publicado

01/12/2020

Como Citar

PORRAS, R. E. S.; OSORIO VALDÉS, L. M. Framework para o ensino da pesquisa nas pós-graduações em Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2653–2670, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14512. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14512. Acesso em: 25 fev. 2021.