Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14526

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino presencial, Ensino a distância

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os impactos e desafios impostos ao ensino on-line, em território brasileiro, em 2020, um ano atípico, dada à incidência e readequação da agenda educacional imposta pela pandemia da COVID-19. Para isso, abordou-se o marco regulatório expedido pelo governo federal brasileiro e pelo MEC, apresentando as normativas específicas na Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD. Mostrou-se que as modalidades de educação presencial e a distância sofreram impactos relacionados à alteração da agenda e do formato pedagógico, visto que cursos de graduação EaD, devido ao Decreto nº 9057/2017 (BRASIL, 2017), geram em algum momento, fluxo social. Admite-se que tem ocorrido mudanças de comportamento da sociedade na vivência do ensino remoto subsidiado por um conjunto normativo e de disponibilização tecnológica, sobretudo, as que viabilizam as aulas no formato de webconferências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Matos Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Associada I e Diretora da Faculdade de Educação a Distância. Doutorado em Educação (UFC).

Juliana Maria da Silva Lima, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora do Magistério Superior da Faculdade de Educação a Distância. Doutorado em Educação (UFGD).

Referências

BEZERRA, M. M. et al. Geração Z: relações de uma geração hipertecnológica e o mundo do trabalho. Revista Gest. Anál. Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 136-149, jan./abr. 2019. e-ISSN 2359-618X. DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p136-149.2019

BRAIN & COMPANY. Setores econômicos terão recuperação desigual após crise do coronavírus. Estadão, 04 abr. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,setores-economicos-terao-recuperacao-desigual,70003260430. Acesso em: 29 nov. 2020.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais. Acesso em: 29 nov. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 26 maio 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 15 nov. 2020.

BRASIL. Instrução Normativa n. 19, de 12 de março de 2020. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Brasília, DF, 13 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-19-de-12-de-marco-de-2020-247802008. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Lei n. 10.040 de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília, DF, 19 ago. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 24 nov. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF, 7 fev. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF, 01 abr. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Portaria MEC n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 22 nov. 2020.

KUSSLER, L. M. Técnica, tecnologia e tecnociência: da filosofia antiga à filosofia contemporânea. Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, Marília, v. VII, n. 15, p. 187-202, dez. 2015. e-ISSN: 1984-8900. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5712

MARTINS, E. C. A educação social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2167-2187, nov. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14423

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Instrução Normativa PROGESP n. 04, de 17 de abril de 2020. Estabelece orientações às Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFGD quanto à medida de teletrabalho, temporário, para prevenção do contágio e enfrentamento da emergência de saúde. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/coronavirus/portarias-instrucoes-normativas. Acesso em: 22 nov. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Reitoria. Portaria RTR n. 194, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre suspensão de viagens, recomendações e deliberações do COE. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/coronavirus/portarias-instrucoes-normativas. Acesso em: 22 nov. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Reitoria. Portaria RTR n. 205, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão do calendário acadêmico por 30 dias. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/coronavirus/portarias-instrucoes-normativas. Acesso em: 22 nov. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Reitoria. Portaria RTR n. 249, de 13 de abril de 2020. Dispõe sobre a prorrogação “Sine Die” da suspensão do calendário acadêmico. Boletim Oficial de Atos Administrativos nº 4060. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/coronavirus/portarias-instrucoes-normativas. Acesso em: 22 nov. 2020.

WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750-1768, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

Publicado

01/02/2021

Como Citar

ROCHA, E. M.; LIMA, J. M. da S. . Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 377–390, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14526. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14526. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.