A pesquisa-ação como estratégia de revisão da prática pedagógica na formação inicial de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14534Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Formação docente, Docente crítico-reflexivoResumo
O objetivo desta pesquisa foi descrever os fundamentos teóricos para uma abordagem da aplicação da pesquisa-reflexão-ação no ensino durante as práticas educacionais (2003-2004) por alunos de pedagogia da Educação Básica de uma Universidade Privada de Santiago. As bases teóricas estudadas foram as de Argyris e Schón (1996) com a teoria da ação, Elliot (1998) com a pesquisa-ação e Tonucci (1999) com a pesquisa em sala de aula, entre outros autores. A metodologia inicial foi a pesquisa documental e posteriormente aplicada como abordagem à pesquisa-ação em contexto escolar. O resultado foi um processo de formação satisfatório para alunos e professores em exercício, amparado na pesquisa educacional, com planejamento, ação e reflexão na busca pela mudança da escola.
Downloads
Referências
ARGYRIS, C; SCHÓN, D. Organizational learning II: theory, method, and practice. Reading, MA: Addison Wesicy, 1996.
ELLIOT, J. La investigación acción en educación. 2. ed. Morata, 1998.
ESTÉ, A. El Aula Punitiva. Caracas, Venezuela: Trópicos, 1998
FRIEDMAN, V. Action Science: Creating communities of inquirí incommunities of practice. In: REASON, P.; BRADBURY, H. Handbook of action research. London: Sage, 2001. p. 159-170.
GONZÁLEZ, N. Trabajo de ascenso de la categoría profesor titular LUZ. 2005.
GREENWOOD, D; LEVIN, M. Introduction to Action Research. Social Research for Social Change. London: Sage, 1998
KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza. La investigación acción en la formación de I profesorado. Barcelona: Martínez Roca, 1988.
KEMMIS, S.; MCTAGGART, T. Cómo planificar la investigación acción. Barcelona: Laertes, 1988.
STRINGER, E. T. Action Research. A Handbook for Practitioners. London. Sage Publications. In: Tercer Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de maestros que hacen investigación en la Escuela. ¿Cómo circulan y se producen los saberes y las artes en la escuela? 2002.
TONUCCI, F. La Investigación como alternativa a la enseñanza. ¿Enseñar Aprender? Editorial Laboratorio Educativo. 2. ed. Caracas, Venezuela, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Juan Pablo Catalán Cueto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.