A pesquisa-ação como estratégia de revisão da prática pedagógica na formação inicial de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14534

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Formação docente, Docente crítico-reflexivo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever os fundamentos teóricos para uma abordagem da aplicação da pesquisa-reflexão-ação no ensino durante as práticas educacionais (2003-2004) por alunos de pedagogia da Educação Básica de uma Universidade Privada de Santiago. As bases teóricas estudadas foram as de Argyris e Schón (1996) com a teoria da ação, Elliot (1998) com a pesquisa-ação e Tonucci (1999) com a pesquisa em sala de aula, entre outros autores. A metodologia inicial foi a pesquisa documental e posteriormente aplicada como abordagem à pesquisa-ação em contexto escolar. O resultado foi um processo de formação satisfatório para alunos e professores em exercício, amparado na pesquisa educacional, com planejamento, ação e reflexão na busca pela mudança da escola.

Biografia do Autor

Juan Pablo Catalán Cueto, Universidad SEK (USEK), Santiago

Coordinador de la Unidad de Currículum y Evaluación de la Dirección de Docencia.

Referências

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

CUETO, J. P. C. A pesquisa-ação como estratégia de revisão da prática pedagógica na formação inicial de professores da educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2768–2776, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14534. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14534. Acesso em: 25 fev. 2021.