Pesquisa em educação

Métodos e epistemologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14618

Palavras-chave:

Epistemologia da pesquisa, Pesquisa em educação, Matriz epistemológica

Resumo

O livro Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, de autoria do professor Sílvio Ancisar Sánchez Gamboa, se enquadra no rol das leituras essenciais para quem envereda na pesquisa educacional: a obra traz uma rica contribuição ao processo de análise das produções acadêmicas sobre educação no Brasil e aponta importantes problemas e sugestões sobre a estrutura metodológica, epistemológica e filosófica da pesquisa em educação. Estabelece uma matriz paradigmática que, na edição resenhada, foi ampliada e torna-se uma matriz epistemológica, capaz de identificar os aspectos internos que compõem a construção dos textos científicos resultantes das pesquisas, bem como os fatores externos que impactam na investigação e produção acadêmica. A obra, dividida em 10 capítulos, conduz o leitor a uma percepção do processo lógico necessário ao trabalho científico, superando o viés tecnicista dos manuais de metodologia de pesquisa e levantando discussões sobre aspectos epistemológicos, filosóficos e éticos relevantes para uma ciência libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Adolfo D'Almeida Lobo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte – CE – Brasil

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Mestrado em História (UFPE), Doutorando em Educação pelo PPGE/UECE. 

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato – CE – Brasil

Professora Associada do Departamento de Ciências Biológicas. Professora do PPGE/UECE. Pós-Doutorado em Educação (UFC); Doutorado em Educação (UFSCar), Mestrado em Educação (UFC).

Referências

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3. ed. rev., atual. e ampl. Chapecó: Argos, 2018. e-PUB. ISBN: 978-85-7897-253-0.

Publicado

02/01/2022

Como Citar

D’ALMEIDA LOBO, G. A.; LIMA, K. R. R. Pesquisa em educação: Métodos e epistemologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0596–0603, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14618. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14618. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Resenhas