Dossiê Formação Inicial de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14914

Resumo

O contexto global contemporâneo tem passado por reconfigurações econômicas, tecnológicas e sociais de especial relevância para a transformação e harmonização global, durante as quais estamos atualmente passando por uma pandemia sanitária como resultado da Covid-19 que responde, por esta nova ordem, saúde e responsabilidade social da humanidade; em particular, transcendeu na redefinição da sociedade pós-moderna duas condições inerentes e indispensáveis à educação, que adquirem um valor preponderante no e para o desenvolvimento social: Ser professor e Formar professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubén Edel-Navarro, Universidad Veracruzana (UV), Veracruz

Investigador de tiempo completo de la Facultad de Pedagogía. Doctorado en Investigación Psicológica (IBERO).

Ramona Imelda García-López, Instituto Tecnológico de Sonora (ITSON), Obregón

Responsable del Doctorado en Sistemas y Ambientes Educativos, Departamento de Educación. Doctora en Educación con Especialidad en Tecnología Instruccional y Educación a Distancia (NOVA).

Gerson Edgar Ferra-Torres, Benemérita Escuela Normal Veracruzana “Enrique C. Rébsamen” (BENV), Xalapa

Jefe del área de Investigación Educativa. Doctorado en Sistemas y Ambientes Educativos (BUAP).

Referências

COSTA, E. M.; MATTOS, C. C.; CAETANO, V. N. S. Implicações da BNC-formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 876-889, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14924

EDEL-NAVARRO, R.; AGUIRRE-AGUILAR, G.; ESQUIVEL-GAMEZ, I. Las competencias digitales en la educación media superior: una aproximación epistémica. In: LÓPEZ, M.; FERNANDEZ, K.; ORGANISTA, J. (Coord.). Saberes digitales: una aproximación desde las voces de los estudiantes. Mexico: Universidad Autónoma de Baja California, 2020. p. 99-120. ISBN: 978-607-607-623-1.

EDEL-NAVARRO, R.; GARCÍA-LÓPEZ, R. I.; TORRES, G. E. F. Dossier de Formación Inicial del Profesorado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 762-766, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14914

FARIA, E. S.; FARIA, V. F.; Célia Sebastiana SILVA, C. S. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 846-860, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14252

FERRA-TORRES, G.; DE VRIES, W.; Y EDEL-NAVARRO, R. El Programa para el Desarrollo Profesional Docente en las Escuelas Normales mexicanas: efectos y prospectiva. Revista de la Educación Superior, v. 47, n. 187, p. 71-92, 2018. DOI: https://doi.org/10.36857/resu.2018.187.419

FERREIRA, H. M.; LIMA, F. P. M.; SIGNORELLI, G. Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 906-919, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14929

FICHTER FILHO, G. A.; OLIVEIRA, B. R.; COELHO, J. I. F. A trajetória das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente no Brasil: uma análise dos textos oficiais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 920-936, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14930

GARCIA, P. M. P.; BONFIM, C. S.; GOMES, D M. A. O(s) processo(s) de orientação: reflexões a partir de casos históricos e hipotéticos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 830-845, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14919

GARCÍA-LÓPEZ, R. I.; EDEL-NAVARRO, R. Innovación en y para la formación inicial docente. In: MORALES, B.; COLORADO, B. L. (Coord.). La formación inicial docente y la enseñanza de las ciencias: una investigación evaluativa desde el modelo TPaCK. Veracruz: Secretaría de Educación de Veracruz, 2019. ISBN: ISBN: 978-607-32-5114-3.

GHEDIN, E. L.; MACIEL, C. C. M.; SILVA, A. M. Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 861-875, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14923

LEÓN-VALDEZ, R. B.; GARCÍA-LÓPEZ, R. I.; CUEVAS-SALAZAR, O. Nivel de dominio de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en docentes de escuelas primarias privadas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 799-814, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14917

MENEZES, M. C. B.; FAUSTINO, R. C.; NOVAK, M. S. J. Formação inicial de professores indígenas: ações desenvolvidas no estado do Paraná. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 890-905, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14928

OLIVEIRA, S. A.; REZENDE, D. P. L.; CARNEIRO, R. F. Processos formativos de professores supervisores no âmbito do PIBID: sentidos atribuídos às atividades experienciadas na universidade e na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 952-968, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14932

PEREIRA MANO, M. M.; SOUZA RIZZO, D. T. A educação social e a formação de professores em pesquisas: definições, indefinições e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 969-983, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.13885

QUEIROZ, A. P. C.; FERREIRA, C. A.; FERREIRA, H. S. A percepção de coordenadores, professores e alunos sobre a formação inicial de professores de educação física no aspecto ao desenvolvimento integral da criança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 984-998, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.13813

RAMÓN, R.; EDEL-NAVARRO, R.; FIGUEROA-RODRÍGUEZ, S. Dimensiones pedagógicas para el uso de internet en la educación telesecundaria. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 767-782, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14915

SOUZA, C. J. A (in)visibilidade da Educação Especial no currículo: os Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura do Instituto Federal de Goiás. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 783-798, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14916

SOUZA, D. M.; BACKES, V. M. S.; MEDINA MOYA, J. L.; LAZZARI, D. D. Formação docente para bacharéis: possibilidades para professores novatos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 937-951, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14931

UNESCO. Día mundial de los docentes: el derecho a la educación implica el derecho a docentes cualificados. 2018. Disponible: https://es.unesco.org/gem-report/node/2536. Acceso: 10 nov. 2020.

VOIGT, J. M. R.; HARACEMIV, S. M. C.; CAMARGO, N. M.; RATTI, L. A. Mudanças curriculares e formação docente: desafios e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 815-829, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14918

Publicado

03/01/2021

Como Citar

EDEL-NAVARRO, R.; GARCÍA-LÓPEZ, R. I.; FERRA-TORRES, G. E. . Dossiê Formação Inicial de Professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 783–787, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14914. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14914. Acesso em: 11 maio. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)