Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14923Palavras-chave:
Formação inicial, Didática, Perspectivas, Desafios, ParintinsResumo
O presente artigo objetiva examinar sistematicamente a disciplina Didática I na formação inicial docente do curso de Pedagogia de uma IES do município de Parintins-AM, concernente à prática do professor; problematizando a referida matéria como orientada ao processo formativo desse profissional da educação. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, com foco nos registros dos acadêmicos, oriundos da autoavaliação da disciplina supracitada. O arcabouço teórico desta pesquisa abrange principalmente os trabalhos de Alarcão (2016), Candau (2014), Libâneo (2013), entre outros estudiosos de notável envergadura acadêmica sobre a temática investigada. Os resultados evidenciam que a Didática oportuniza aos licenciandos o entendimento das circunstâncias de aprendizagens, partindo da prática social questionada, apoiado no conhecimento de mundo dos professores e dos estudantes da educação básica.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Contribuição da didática para a formação de professores: reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, S (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo, Brasil: Cortez Editora, 2015. p. 159-190.
ALARCÃO, I. Reflexões críticas sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 2016.
CANDAU, V. M. (Org.). Rumo à nova didática. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GIANCATERINO, R. Escola, professor, aluno: os participantes do processo educacional. São Paulo: Madras, 2018.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013.
MANIESI, P. S. Sistematização coletiva do conhecimento como alternativa metodológica para o ensino de física do ensino médio. In: ENDIPE - DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO: CENAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 18., 2016, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá, MT: Universidade Federal do mato Grosso, 2016. p. 5386-5390. Disponível em: https://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10180_38086.pdf.Acessado em: 25 de jun. de 2020.
MARIN, A. J. A disciplina didática na formação de professores: conhecimentos, saberes e mediação didática. In: D’ÁVILA, C.; MARIN, A. J.; FRANCO, M. A. S.; FERREIRA, L. G. (Org.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019.
MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 1028-1049, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10975. Acessado em: 24 de agosto de 2020.
MONFREDINI, I.; MAXIMIANO, G. F.; LOTFI, M. C. O deserto da formação inicial nas licenciaturas e alguns oásis. Jundiaí, SP: Paco, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Evandro Luiz Ghedin, Carlos César Macêdo Maciel, Artemison Montanho da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.