Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14923

Palavras-chave:

Formação inicial, Didática, Perspectivas, Desafios, Parintins

Resumo

O presente artigo objetiva examinar sistematicamente a disciplina Didática I na formação inicial docente do curso de Pedagogia de uma IES do município de Parintins-AM, concernente à prática do professor; problematizando a referida matéria como orientada ao processo formativo desse profissional da educação. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, com foco nos registros dos acadêmicos, oriundos da autoavaliação da disciplina supracitada. O arcabouço teórico desta pesquisa abrange principalmente os trabalhos de Alarcão (2016), Candau (2014), Libâneo (2013), entre outros estudiosos de notável envergadura acadêmica sobre a temática investigada. Os resultados evidenciam que a Didática oportuniza aos licenciandos o entendimento das circunstâncias de aprendizagens, partindo da prática social questionada, apoiado no conhecimento de mundo dos professores e dos estudantes da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (USP).

Carlos César Macêdo Maciel, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Artemison Montanho da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ALARCÃO, I. Contribuição da didática para a formação de professores: reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, S (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo, Brasil: Cortez Editora, 2015. p. 159-190.

ALARCÃO, I. Reflexões críticas sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 2016.

CANDAU, V. M. (Org.). Rumo à nova didática. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GIANCATERINO, R. Escola, professor, aluno: os participantes do processo educacional. São Paulo: Madras, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013.

MANIESI, P. S. Sistematização coletiva do conhecimento como alternativa metodológica para o ensino de física do ensino médio. In: ENDIPE - DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO: CENAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 18., 2016, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá, MT: Universidade Federal do mato Grosso, 2016. p. 5386-5390. Disponível em: https://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_10180_38086.pdf.Acessado em: 25 de jun. de 2020.

MARIN, A. J. A disciplina didática na formação de professores: conhecimentos, saberes e mediação didática. In: D’ÁVILA, C.; MARIN, A. J.; FRANCO, M. A. S.; FERREIRA, L. G. (Org.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019.

MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 1028-1049, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10975. Acessado em: 24 de agosto de 2020.

MONFREDINI, I.; MAXIMIANO, G. F.; LOTFI, M. C. O deserto da formação inicial nas licenciaturas e alguns oásis. Jundiaí, SP: Paco, 2013.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

GHEDIN, E. L.; MACIEL, C. C. M.; SILVA, A. M. da. Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 881–895, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14923. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14923. Acesso em: 21 nov. 2024.