A pesquisa-ação crítica no desenvolvimento de políticas de formação continuada para profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15121

Palavras-chave:

Políticas de formação continuada de profissionais da educação, Gestão em educação especial, Pesquisa-ação colaborativo-crítica

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da pesquisa-ação para o desenvolvimento de políticas de formação continuada de profissionais da educação pela via da autorreflexão crítica. Apresenta um diálogo entre estudos na área de formação de professores e resultados de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica voltada à construção de políticas de formação continuada para os profissionais da educação realizada por meio da colaboração entre Universidade e Redes de Ensinos do Espírito Santo/Brasil. Problematiza o grupo de estudo-reflexão como princípio para elaboração de modos críticos de formação continuada. Estabelece um diálogo entre autores da literatura científica e autores do contexto, promovendo a construção de conhecimentos com o outro. Toma os argumentos dos gestores em diferentes momentos do Grupo de Estudo-Reflexão de Gestão de Educação Especial (Gergees), constituídos por meio de narrativas audiovisuais e transcrições de encontros do grupo. Analisa a busca pela autorreflexão crítica e colaborativa como possibilidades de outros/novos modos de conceber e produzir conhecimentos. Assim, defende a formação de profissionais sustentada na pesquisa-ação crítica como princípio para o desenvolvimento de políticas de formação continuada em contextos locais.

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Biografia do Autor

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES

Professora Adjunta do Centro de Educação. Doutorado em Educação (UFES).

Rafael Carlos Queiroz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES

Professora Adjunta do Centro de Educação. Doutorado em Educação (UFES).

Maria Assunção Flores, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Professora Auxiliar do Instituto de Educação. Doutorado em Educação (NOTTINGHAM) – Inglaterra.

Diana Alexandra Ribeiro Pereira, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Professora Auxiliar do Instituto de Educação. Doutoramento em Ciências da Educação (UMINHO) – Portugal.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

ALMEIDA, M. L. de; QUEIROZ, R. C.; FLORES, M. A.; PEREIRA, D. A. R. A pesquisa-ação crítica no desenvolvimento de políticas de formação continuada para profissionais da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1199–1214, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15121. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15121. Acesso em: 4 out. 2024.