Prosódia na Libras – um estudo do Corpus do Enem-2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15133

Palavras-chave:

Prosódia, Entonação, Língua de sinais

Resumo

As articulações faciais refletem subcomponentes prosódicos das línguas orais e sinalizadas. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, documental, de caráter descritivo-exploratória, através do método observacional. Objetiva-se compreender quais movimentos faciais de manifestação prosódica de entonação na Libras e suas significações em contexto narrativo. Como procedimento metodológico, optou-se por uma revisão bibliográfica sobre a American Sign Language (ASL) e a Língua de Sinais israelense, e pela análise de uma questão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 – primeira edição em Libras. Como resultados, foram criadas tabelas sobre os movimentos dos elementos faciais superiores e suas significações, verificando-se a relevante contribuição da pesquisa para a legitimação linguística da Libras, para estudos sobre ensino e aprendizagem das línguas de sinais, para a significação, compreensão e produção da linguagem. Evidencia-se, portanto, a necessidade de novos olhares e pesquisas acerca da linguística da Libras, devido à escassez de estudos publicados.

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Biografia do Autor

Rúbia Carla da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Ana Paula de Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Professora Associada no Curso de Fonoaudiologia e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Doutorado em Linguística (UNICAMP).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

SILVA, R. C. da; SANTANA, A. P. de O. Prosódia na Libras – um estudo do Corpus do Enem-2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1963–1978, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15133. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15133. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos