Uma aventura docente sob meditações afetivas no ensino-aprendizagem: um estudo do mangá Assassination Classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15295

Palavras-chave:

Educação, Docência, Afetividade, Mangá

Resumo

Este trabalho visa pensar dois pontos principais: explorar as contribuições reflexivas para a formação docente e observar as possibilidades didáticas para o ensino através do mangá Assassination Classroom, de Yusei Matsui. Dessa forma, o intento desta pesquisa é conceber o referente mangá enquanto ponte para imaginação: seja para debater sobre a condição humana na aventura docente, acerca de suas responsabilidades e de suas limitações, seja para entendermos o valor que reside em nutrir e desenvolver relações de saber-afetivo com os discentes, na intenção de acolher e cuidar para melhor ensinar a viver e existir em sociedade.

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Biografia do Autor

Diego Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professor Adjunto do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH). Doutorado em Linguística (UFPB).

Maria Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

SILVA, D. R. da; SILVA, F. V. da .; VILLEGAS, M. M. . Uma aventura docente sob meditações afetivas no ensino-aprendizagem: um estudo do mangá Assassination Classroom. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1509–1528, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15295. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15295. Acesso em: 24 nov. 2024.

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