Docência(s) – história, formação e prática escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15323

Palavras-chave:

Docência, Ensino, Formação de professores da educação básica

Resumo

Este texto, de natureza introdutória, ergue discussões sobre a docência em diferentes espaços e níveis educacionais. Apresenta o conjunto de artigos produzidos por professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais que socializam investigações validando a docência a partir de um enfoque histórico, da formação docente e das práticas escolares. Defende a docência como uma ação complexa situada no tempo histórico, bem como em um contexto social, cultural e político. Argumenta, com base nas produções acadêmicas aludidas no dossiê, que a docência contribui para a formação humana e crítica do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN

Professor Adjunto no Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFPB).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação pela Universidade de Turim (UNITO) – Itália.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Humanas. Doutor em Educação (UECE).

Referências

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I.; MEDEIROS, E. A. Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregrado. Revista Diálogo Educacional, Curitiba (PR), v. 21, n. 68, p. 27-48, jan./mar. 2021.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2011.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

SANTOS, J. M. C. T.; FIALHO, L. M. F.; MEDEIROS, E. A. de. Docência(s) – história, formação e prática escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1377–1385, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15323. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15323. Acesso em: 17 set. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)