A implementação do Pnaic em território vulnerável no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15413

Palavras-chave:

Pnaic, Políticas educacionais, Implementação de políticas públicas, Alfabetização, Vulnerabilidade social no território

Resumo

Este artigo trata da implementação do Programa Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP), em território de vulnerabilidade social. A pesquisa empregou entrevistas entre agentes implementadores de nível macro, meso e micro, analisadas a partir de categorias advindas da literatura sobre políticas públicas. Constatou-se resistência ao Pnaic no município estudado devido às prescrições didáticas para o desenvolvimento da consciência fonológica e às situações interpretadas como descompromisso dos agentes de nível macro com o programa. Implementadores do Programa usaram de sua discricionariedade por meio de adequações nas diretrizes para lidar com tais resistências e para incluir coordenadores pedagógicos nas formações. Estratégias específicas para garantia da alfabetização nos contextos de vulnerabilidade social não foram observadas.

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Biografia do Autor

Silvana Menegoto Nogueira Di Giusto, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Formação de Gestores Educacionais. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Doutorado em Educação (USP).

Claudia Lemos Vóvio, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos – SP

Professora Associada do Departamento de Educação e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

DI GIUSTO, S. M. N.; RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. A implementação do Pnaic em território vulnerável no município de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2148–2178, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15413. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15413. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos